Institutos federais aplicam provas de seus Vestibulares 2016 hoje (20)

IFMG conta com seleção das 8h às 12h30 e o IFG realiza seu exame das 13h às 18h.
Em 20/12/2015 00h05 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os Institutos Federaais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e Goiás (IFG) realizam seus Vestibulares 2016/1 neste domingo (20). As provas da instituição mineira serão aplicadas das 8h às 12h30, enquanto a goiana conta com o exame das 13h às 18h. 

IFG

Os candidatos precisam comparecer aos locais com antecedência mínima de uma hora. É necessário levar documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).

As provas contam com questões de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além de uma Redação.

O gabarito preliminar estará disponível na próxima segunda-feira (21), enquanto a versão final está prevista para 6 de janeiro. O boletim de desempenho será publicado em 7 do mesmo mês. Os classificados para correção da redação serão conhecidos no dia 12 seguinte. 

Candidatos às vagas de Música participam, também, dos Testes de Habilidades Específicas (THE) nos dias 24 e 25 de janeiro de 2016. 

A documentação comprobatória dos cotistas precisa ser entregue entre 13 e 15 de janeiro. O resultado preliminar da análise poderá ser consultado em 27 do mesmo mês. A versão final será divulgada em 3 de fevereiro. 

Resultado

O resultado será publicado em 5 de fevereiro. As matrículas serão recebidas em 11, 12 e 15 seguintes. A segunda chamada está prevista para 17 do mesmo mês, cujo registro será em 18 e 19 próximos. Uma terceira convocação estará disponível no dia 23. 

O Vestibular tradicional oferece 516 vagas e o de Música outras 30 oportunidades. A metade destina-se ao Sistema de Cotas. 

IFMG

O candidato deve levar documento de identificação com foto, comprovante definitivo de inscrição impresso, caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto e borracha. É preciso estar nos locais com antecedência mínima de 30 minutos. 

As provas serão compostas por 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Matemática, além da Redação.

A seleção será realizada nas cidades de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Aprovados

A lista de pré-classificados para correção da redação será publicada em 18 de janeiro. O resultado final será divulgado em 27 do mesmo mês. 

O Vestibular preencherá 690 vagas, das quais a metade é reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Outras 684 serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Mais informações nos Editais.

Por Lorraine Vilela