Estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2 (Inverno) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O prazo segue até 18 de junho para Medicina, 22 de junho para os demais cursos via Enem e até o dia 7 de agosto para ingresso com histórico escolar e carta de motivação (chamado de 100% on-line).
A participação na seleção via Enem para os demais cursos é gratuita, já o processo seletivo pelo histórico escolar tem taxa de R$ 30. Candidatos ao curso de Medicina terão que pagar R$ 220 na inscrição do Vestibular.
Seleção sem provas
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 por conta da pandemia da Covid-19. As opções de ingresso na instituição mudam conforme o curso escolhido.
Medicina
Os candidatos ao curso de Medicina serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem (qualquer edição a partir de 2015). A PUCPR exige média mínima de 500 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
Demais Cursos
Os candidatos aos demais cursos da PUCPR devem optar por uma das seguintes formas de seleção:
- Enem: média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. São aceitas as edições do Enem a partir de 2010.
- Histórico escolar e carta de motivação: Envio do histórico escolar do ensino médio, da carta de motivação e do termo de responsabilidade.
Resultados
Os aprovados em Medicina serão conhecidos em 22 de junho. A previsão é de que outras duas chamadas sejam realizadas em 6 e 20 de julho.
O resultado da seleção pelo histórico escolar e carta de motivação será publicado em 26 de junho. Outras duas convocações serão realizadas em 8 e 17 de julho.
Já a divulgação dos aprovados via Enem para os demais cursos não tem data definida no cronograma. O resultado é divulgado em até 20 dias úteis após a inscrição/seleção do candidato.
Vagas
O Vestibular de Medicina da PUCPR tem oferta de 79 vagas em Curitiba e 39 em Toledo.
Já o ingresso via Enem para os demais cursos conta com 1.323 vagas distribuídas por Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.
A seleção por histórico escolar e carta de motivação preencherá 1.986 vagas também em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.
Mais informações nos editais e pelo site da PUCPR.