Whatsapp
Em 28/06/2017 18h10 , atualizado em 30/06/2017 16h38

Certificação do Ensino Médio: Encceja x Enem

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Ambos os exames educacionais têm pontos positivos e negativos. Vale a reflexão. Por Silvia Tancredi
Certificação do Ensino Médio
Certificação do Ensino Médio
PUBLICIDADE

Até o ano passado, quem não tinha concluído o ensino médio e precisava do certificado de conclusão tinha que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para poder ter o documento em mãos. Agora, segundo confirmado pelo MEC no último dia 26, os interessados não vão mais precisar fazer o exame educacional com essa finalidade.

Conforme o órgão, a nova forma de avaliação será pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Na verdade, apenas houve a retomada da prova, pois, até 2009, esse era o processo para garantir o documento de conclusão de ensino médio.

Segundo Maria Inês Fini, presidente Inep, órgão vinculado ao MEC, o Enem não é elaborado com a finalidade da certificação, mas para avaliar se o candidato tem condições de ingressar em uma instituição de ensino. Ainda de acordo com Fini, o Encceja terá condições de mensurar o conhecimento do aluno.

Comparação

Ao comparar o Enem e o Encceja em termos de quantidade de questões, há queda no nível da última prova. Enquanto o Enem tem 180 questões objetivas de todas as disciplinas, o Encceja contará com apenas 60 itens.

Por outro lado, como o Encceja ocorrerá em um dia, no período matutino e vespertino, considera-se que esse exame será mais cansativo, uma vez que o Enem será realizado em dois domingos consecutivos apenas em um período. 

Comparação entre o Enem e o Encceja

Vale ressaltar ainda que ambos os exames educacionais pedem que o candidato elabore uma redação. Contudo, no Enem há a vantagem de que o texto deve ser feito no primeiro dia.

Em termos de preparação para a prova, quando a certificação era feita pelo Enem, o aluno tinha mais tempo entre o prazo de inscrições e as provas propriamente ditas (geralmente cinco meses). Já no Encceja, o intervalo entre o cadastro e os testes é de apenas um mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por fim, em relação ao desempenho cobrado, há semelhanças. Anteriormente, para obter a certificação do ensino médio pelo Enem, o estudante deveria tirar nota acima de 450 em cada prova objetiva e 500 na redação. 

Segundo o MEC, o novo Encceja cobrará desempenho mínimo de cem, sendo a pontuação máxima de 200. Para a redação, a média é de exatamente metade do valor da prova, ou seja, cinco numa escala de zero a dez. 

Análise

À primeira vista, passa-se a impressão de que obter o certificado pelo Encceja ficou mais fácil e rápido, mas, como diz o ditado “tudo que vem fácil, vai fácil”.

O Enem é considerado é um exame difícil, mas de qualidade, pela maioria dos participantes. As questões são interdisciplinares e abordam temas da atualidade. A redação também cobra estar a par das notícias e que os candidatos contemplem as cinco competências exigidas. 

Com o novo Encceja, como foi dito anteriormente, o número de questões caiu em 30%, o tempo de preparação para o exame diminui e as provas deverão ser feitas todas no mesmo dia. 

Fica então a preocupação de a qualidade das questões e da redação do novo Encceja não ser a mesma que a do Enem. E, por consequência, de abaixar o nível de conhecimento dos novos portadores do certificado.

E você, o que pensa? Tirar o certificado do ensino médio por meio do Encceja é melhor ou pior do que pelo Enem?

Relacionados
O Inep decidiu adiar para 29 de agosto de 2021 as provas do Encceja 2020. Elas estavam agendadas para 25 de abril. 
Um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser apresentado ainda este ano, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O modelo dependerá, no entanto, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O Enem precisa mudar, disse o ministro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES