Começam nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, as provas da segunda fase do Exame Intelectual (EI) do Vestibular 2018/2019 do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro. Os aprovados na primeira etapa devem imprimir um novo Cartão Identificação para esta fase das provas.
A expectativa é de que 770 candidatos participem da segunda fase do EI. São 530 candidatos da ativa e outros 240 da reserva. Veja também: IME (RJ) anuncia resultado da 1ª fase do Vestibular 2018/2019
Nessa etapa do vestibular, os candidatos farão quatro dias seguidos de provas discursivas, terminando na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro. Em todos os dias o exame terá início às 13h30, com duração máxima de quatro horas. O conteúdo será distribuído da seguinte forma:
- 29 de outubro - Prova Discursiva de Matemática;
- 30 de outubro - Prova Discursiva de Física;
- 31 de outubro - Prova Discursiva de Química;
- 1º de novembro - Prova mista de Português e Inglês.
Na primeira fase deste Vestibular, que foi aplicada em 12 de outubro, os candidatos contaram com 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. Confira a prova e o gabarito definitivo aqui.
Dica: o que fazer e o que não fazer no dia e na hora da prova do vestibular
Resultados
A lista preliminar e a classificação geral do Vestibular serão publicadas a partir de 11 de dezembro. O IME dará um dia para que os candidatos solicitem a revisão das provas, enquanto os recursos serão recebidos nos dias 14 e 15 seguintes.
A primeira chamada do Vestibular será publicada até 21 de dezembro, dia quem que os aprovados serão convocados para a Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF).
Os candidatos aprovados terão que se apresentar em 7 de janeiro para a IS. Esta etapa seguirá até 11 do mesmo mês. Já o EAF será de 14 a 18 de janeiro.
Os aprovados em todos os testes terão que entregar a documentação de matrícula até 7 de fevereiro. As aulas começarão no dia 11 seguinte.
Vagas
As vagas do IME são divididas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação.
Saiba mais sobre a Carreira Militar
O Vestibular 2018/2019 tem oferta de 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os cotistas pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio-alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.
O IME forma engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é feita após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o aluno pode escolher: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Mais informações no Edital.