Forças Armadas: IME (RJ) anuncia resultado da 1ª fase do Vestibular 2018/2019

Os classificados participarão da próxima etapa entre os dias de outubro e 1º de novembro. 
Em 22/10/2018 10h20 , atualizado em 22/10/2018 11h30 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ime
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou o resultado da primeira fase Exame Intelectual do Vestibular 2018/2019 nesta segunda-feira, 22 de outubro. Os classificados participarão da próxima etapa entre os dias 29 deste mês e 1º de novembro. 

Confira o resultado da primeira fase

A primeira fase deste Vestibular foi aplicada em 12 de outubro. Os candidatos contaram com 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. Confira a prova e o gabarito definitivo aqui

Veja também: Professores consideram os vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil

As provas da segunda etapa do Vestibular serão aplicadas a partir das 13h30 e terão a seguinte composição:

=> 29 de outubro - Prova Discursiva de Matemática
=> 30 de outubro - Prova Discursiva de Física
=> 31 de outubro - Prova Discursiva de Química
=> 1º de novembro - Prova mista de Português e Inglês

Resultados

A lista preliminar e a classificação geral do Vestibular serão publicadas a partir de 11 de dezembro. O IME dará um dia para que os candidatos solicitem a revisão das provas, enquanto os recursos serão recebidos nos dias 14 e 15 seguintes. 

A primeira chamada do Vestibular será publicada até 21 de dezembro, dia quem que os aprovados serão convocados para a Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF).

Os candidatos aprovados terão que se apresentar em 7 de janeiro para a IS. Esta etapa seguirá até 11 do mesmo mês. Já o EAF será de 14 a 18 de janeiro. 

Os aprovados em todos os testes terão que entregar a documentação de matrícula até 7 de fevereiro. As aulas começarão no dia 11 seguinte.

Vagas

As vagas do IME são divididas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação. 

O Vestibular 2018/2019 tem oferta de  74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os cotistas pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

Veja também: Qual Engenharia é a minha cara?

O IME forma engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é feita após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o aluno pode escolher: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Edital.