IFRS abre inscrições para o Vestibular 2019/2

Candidatos tem até o dia 8 de maio para fazer a inscrição. Nota do Enem pode ser utilizada.
Em 18/04/2019 10h29 , atualizado em 18/04/2019 13h25 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: ifrs
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu as inscrições do Vestibular 2019/2 nesta quinta-feira, 18 de abril. Prazo vai até o dia 8 de maio e a taxa é de R$ 50.

Faça sua inscrição no Vestibular 2019/2

Isenção

Os candidatos que comprovaram ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo e fizeram a solicitação da isenção da taxa entre os dias 5 e 16 de abril devem consultar o resultado na página do processo seletivo. Mesmo que o pedido tenha sido aceito, é necessário fazer a inscrição para o vestibular.

Processo Seletivo

O candidato tem três opções para ingressar em uma graduação no IFRS: prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); apenas pela nota do Enem; somente prova. No caso de quem optar pela nota do Enem, deve ser indicado o ano que deseja o aproveitamento, válido de 2013 até 2018.

Já os candidatos que optarem pela prova serão submetidos a um exame com 45 questões objetivas e uma prova de redação.

De acordo com o cronograma, os locais de prova serão divulgados no dia 27 de maio e as provas serão realizadas no dia 2 de junho. O resultado do vestibular será publicado no dia 17 de junho e as matrículas deverão ser realizadas de 24 a 26 de junho.

Cursos Tecnológicos

O IFRS também está oferecendo oportunidades para os cursos tecnológicos. As formas de ingresso são as mesmas do processo para os cursos de graduação, porém para os candidatos que optarem pela prova serão 40 questões objetivas. A taxa para esta seletiva é de R$ 35.

Vagas

Para os cursos de graduação estão sendo oferecidas 437 vagas. Do total das vagas oferecidas em cada curso e turno, serão reservadas, no mínimo, 50% para candidatos cotistas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Para os cursos tecnológicos há 857 vagas disponíveis.

Para mais informações acesse o Site do IFRS, consulte o edital para graduação ou edital para tecnológicos.