O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) abriu nesta segunda-feira, 4 de outubro, as inscrições do Vestibular 2022/1. O prazo para se inscrever vai até 4 de novembro e a taxa é de R$ 20.
Os candidatos podem optar pela seleção pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo aproveitamento do histórico escolar do ensino médio e prova de redação on-line. Por causa da pandemia, não haverá aplicação de provas presenciais.
O IFMG oferece 1.125 vagas em cursos superiores gratuitos, sendo 884 pelo Enem e 241 pelo histórico escolar.
O instituto reserva o mínimo de 50% das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (Lei de Cotas).
Isenção
Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até 22 de outubro. A documentação necessária pode ser vista no edital. O IFMG concederá a gratuidade para concorrentes em pelo menos uma das situações abaixo:
A) Hipossuficiente: candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico.
B) Escola pública: estudantes que fizeram o ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.
C) Baixa renda inferior a 1,5 salários mínimo: candidatos que tenham renda familiar per capita (por pessoa) de menos de 1,5 salário mínimo.
Ingresso pelo Enem
Os candidatos podem se inscrever com as notas do Enem de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021.
O resultado final da seleção via Enem sairá apenas após o Ministério da Educação (MEC) liberar as notas do Enem 2021.
Histórico Escolar e Redação
Os candidatos que optarem por tal modalidade serão avaliados pelas notas do histórico escolar e a redação on-line. A prova de redação será realizada em 12 de dezembro.
O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 22 seguinte, enquanto recursos serão recebidos de 23 a 28/12. Já o resultado final será divulgado em 4 de janeiro de 2022.
Mais informações no edital e pelo site do IFMG.