Gabarito do Vestibular de Verão 2021 da PUC-SP é alterado após problemas

Candidatos alegaram problemas no sistema de provas e questões com conteúdos que não estavam previstos no edital.
Em 09/12/2020 14h03 , atualizado em 09/12/2020 14h09 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/PUC-SP
Crédito: Divulgação/PUC-SP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) precisou alterou o gabarito do Vestibular de Verão 2021 e anular questões da prova após candidatos relatarem problemas na plataforma de avaliação on-line.

Por conta da pandemia do coronavírus a PUC-SP optou por realizar seu processo seletivo de forma virtual, assim como diversas instituições têm feito para evitar a aglomeração e prevenir o contágio ao vírus.

O processo seletivo da universidade foi realizado no dia 6 de dezembro. Os candidatos tiveram que produzir uma redação e responder 50 questões objetivas distribuídas em conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura e Atualidades.

Problemas

Entre as principais reclamações dos candidatos estavam a lentidão e dificuldade para acessar o sistema de provas on-line, demora para o atendimento por telefone, exigência de conteúdos na prova de Literatura que não estavam previstos no edital, e falta de material para a resolução de uma questão na prova de Química.

Nas redes sociais da instituição os candidatos deixaram muitos comentários informando os problemas que estavam sendo enfrentados e pedindo uma solução da instituição. Na maioria das respostas enviadas aos estudantes, a PUC-SP pediu para que entrassem em contato por e-mail apresentando os problemas da prova.

Veja as reclamações de alguns estudantes nas redes sociais

Diante da situação, nesta semana a PUC-SP divulgou uma nota e decidiu anular cinco questões de Literatura e uma questão de Química do vestibular. Veja o informe divulgado pela universidade:

“Informamos que houve uma lentidão no acesso da prova online e alguns candidatos entraram no sistema após o horário estipulado, mas todos tiveram o mesmo tempo para concluir o teste.

Alguns vestibulandos tiveram problema de acesso à plataforma e aqueles que entraram em contato conosco foram orientados e conseguiram acessar a avaliação.

Sobre as cinco questões de Literatura e uma de Química, todas foram anuladas por questões técnicas e, como medida de equidade, todos os candidatos receberão a pontuação correspondente.

As pessoas que se sentiram prejudicadas devem entrar em contato com o Nucvest."

Mais: Veja as provas e gabaritos do vestibular

Neste vestibular a PUC-SP ofereceu 2.715 vagas nos campi Consolação, Ipiranga, Monte Alegre e Sorocaba. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 16 de dezembro.

Vestibulares On-line

Os processos seletivos on-line foram adotados por grande parte das instituições privadas de ensino superior no país desde que a pandemia começou. Além dessa estratégia, algumas instituições também têm utilizado as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seletiva.

Até o momento, além da PUC-SP, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública também informou que teve problemas na aplicação do seu processo seletivo e chegou a cancelar o Processo Seletivo Formativo (Prosef) 2021/1 de Medicina, aplicado no dia 4 de dezembro. Para os demais cursos também houve problemas no sistema, mas a seletiva não foi cancelada, apenas teve a divulgação do resultado adiada.

Mais: Qual será o futuro dos processos seletivos digitais?

Para mais informações acesse o Site da PUC-SP ou consulte o Manual do Candidato.