Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana)

A Bahiana foi a segunda instituição de ensino do estado a ofertar o curso de Medicina.
Por Letícia de Oliveira Januário

Fachada da Unidade Acadêmica de Cabula
Fachada da Unidade Acadêmica de Cabula
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mais conhecida como Bahiana, foi fundada em 1952 por um grupo 13 pessoas composto por médicos, acadêmicos, religiosos e gestores públicos. A instituição foi a segunda a ofertar o curso de Medicina no estado. A primeira turma de professores foi escolhida em janeiro de 1953 e em abril aconteceu o primeiro vestibular da instituição. 

Atualmente, a Bahiana conta com as Unidades Acadêmicas de Nazaré, Brotas e Cabula, em Salvador. As unidades são equipadas com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, de pesquisa e de informática, biotérios, auditórios, ambulatórios, serviço de análises clínicas, bibliotecas contendo mais de 25.000 livros e 60 assinaturas de periódicos, laboratórios de multimídia e videoteca, espaços de convivência e Centro de Convenções, na unidade Cabula. 

Unidade Acadêmica Cabula: Av. Silveira Martins, nº 3386 – Salvador/BA. Tel: (71) 3257 8200 

Unidade Acadêmica Nazaré: Rua Frei Henrique, nº 08, Nazaré – Salvador/BA. Tel: (71) 2101 2900 

Unidade Acadêmica Brotas: Av. Dom João VI, nº 275, Brotas – Salvador/BA. Tel: (71) 3276 8200 

Cursos

Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. 

Vestibular

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde de 2008, a Bahiana utiliza do Processo Seletivo Formativo (PROSEF) para selecionar seus alunos. A seleção consiste em duas fases. A primeira tem uma prova objetiva de conhecimentos gerais com 50 questões sobre as disciplinas do ensino médio. Já a segunda etapa é formada dois momentos, o primeiro de natureza vivencial que propõe criar oportunidades para que o candidato realize atividades socializadoras e integradas e o segundo é composto por prova de redação e prova discursiva. O vestibular acontece duas vezes por ano. 

Enem

Através da média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os alunos podem ser selecionados para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. 

Bolsas

  • Programa Saúde e Educação (PROSAE): A instituição oferece descontos de 40% nas mensalidades dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem e 50% para nas mensalidades do curso de Terapia Ocupacional para portadores de diploma em Pedagogia e alunos oriundos de colégios públicos. 
  • Fies: A Bahiana oferece aos seus egressos a possibilidade de financiar até 100% do curso por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). 

Site
www.bahiana.edu.br