Fuvest 2022: o que deve cair na segunda fase do Vestibular

Orientador educacional lista temas que mais caíram nas provas dos últimos cinco anos
Em 14/01/2022 07h00 Por Silvia Tancredi

Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)
Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)
Crédito da Imagem: Divulgação: Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas da segunda fase do Vestibular 2022 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) serão aplicadas no próximo domingo e segunda-feira, 16 e 17 de janeiro. O processo seletivo, um dos mais difíceis e disputados do país, preencherá mais de 8,2 mil vagas da Universidade de São Paulo (USP). 

Consulte local de prova 2ª fase Fuvest 2022

Os candidatos farão questões discursivas nesta etapa. Veja abaixo a distribuição das provas:

=>16/01: Redação + 10 questões de Língua Portuguesa

=>17/01: 12 questões de igual valor de duas a quatro disciplinas disciplinas específicas conforme o curso de escolha*

*Inscritos no curso de Medicina, por exemplo, deverão responder questões de Biologia, Física e Química. Já para a carreira de Direito, haverá perguntas de História, Geografia e Matemática. Por fim, outro exemplo é o curso de Engenharia Civil, que terá questões de Física e Matemática.

Temas 2ª fase Fuvest 2022

O Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) realizou mapeamento para checar os assuntos que mais têm caído nos últimos cinco anos nas provas de 2ª fase do vestibular da Fuvest. Confira abaixo a lista indicada pelo orientador educacional Alfredo Terra Neto:

Biologia

Química

Inglês

Física

Geografia

História

Literatura

Matemática

O que fazer antes das provas?

Segundo o orientador educacional Alfredo, é interessante fazer as revisões dos temas citados acima, mas, acima de tudo, é importante que o estudante tente relaxar antes de fazer as provas.

A recomendação do educador é que o candidato leia obras de ficção, escute músicas que deem bem-estar, assista a filmes ou visite lugares, como museus ou parques, para conseguir se desligar do vestibular e, com isso, diminuir a ansidade e estresse.

"É importante que o candidato da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest tenha consciência de todo o esforço que já foi realizado ao longo do ano e acredite que a aprovação será apenas uma consequência de todo este processo de esforço: assistir aulas, fazer tarefas, realizar simulados, fazer redações e tirar dúvidas”, finaliza o educador Alfredo Terra Neto.

Orientações 

Assim como na 1ª fase do vestibular, os estudantes devem levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica (em material transparente) de tinta azul. Além disso, deve-se chegar com antecedência para evitar aglomerações.

Medidas de segurança sanitária, para não permitir a disseminação do coronavírus, também devem ser adotadas, tais como uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e distancimento entre os candidatos.

Resultado e Vagas

O resultado do vestibular 2022 da Fuvest deve sair em 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para 25 de fevereiro e 7 de março.

Uma manifestração de interesse pela lista de espera ficará aberta em 15 e 16 de março e, a partir das declarações, serão feitas chamadas em 25 de março, 4 e 11 de abril.

Esta processo seletivo preencherá 8.211 vagas, sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Fuvest.