Whatsapp
Em 17/01/2022 08h25 , atualizado em 17/01/2022 08h47

2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest aborda as faces do riso na redação

Notícias

Produção textual fez parte das provas aplicadas no último domingo, 16 de janeiro. Por Lorraine Vilela Campos
Campus da USP, em São Paulo
Campus da USP, em São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação USP
PUBLICIDADE

O primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest teve como tema da redação "As diferentes faces do riso". A produção textual foi aplicada no domingo passado, 16 de janeiro, assim como a prova de português, dia que contou com abstenção de 7% dos 30 mil candidatos esperados.

Assim como nos anos anteriores, a Fuvest exigiu a produção de um texto dissertativo-argumentativo, bem fundamentado no material de apoio. "A prova segue o padrão dos últimos anos ao oferecer uma frase temática clara, sustentada por uma coletânea reflexiva e instigadora, provocando o candidato à articulação de ideias e representações do riso para discutir as variadas formas e funções por ele exercidas", destaca Vanessa Botasso, professora de Redação do curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante. 

A compreensão da sociedade a partir do humor foi o viés ideológico adotado neste ano pela Fuvest, ressalta Fernanda Zara, professora de Redação do Colégio Poliedro. "A frase temática pede, no final das contas, que a gente analise quais são os interesses por trás de algo que nos faz rir, por trás do humor, quais são as ideologias que atravessam essas piadas, anedotas e manifestações humorísticas", afirma. 

Já a prova de português contou com quatro questões de gramática, quatro de compreensão e apreensão de sentido, cinco de literatura, duas de semântica e uma de figura de linguagem. Para Milton Costa, professor de Gramática, Literatura e Redação do Oficina do Estudante, foi uma prova trabalhosa, mas com questões de nível médio a fácil e um bom equilíbrio entre gramática e literatura, com abordagens atuais, interessantes e instigantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2º dia de provas

A Fuvest entra no segundo dia de sua 2ª fase nesta segunda-feira (17). As provas serão aplicadas das 13h às 17h. 

As provas de hoje (17) serão compostas por disciplinas referentes aos cursos escolhidos. 

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas serão realizadas pelos cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, veja o cronograma:

  • Artes Visuais: 20 de janeiro de 2022
  • Música - ECA - São Paulo: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Música - Ribeirão Preto: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Artes Cênicas: 19 a 22 de janeiro de 2022

Resultado e Vagas

A Fuvest divulgará o resultado do Vestibular 2022 no dia 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares serão feitas em 25 de fevereiro e 7 de março.

Haverá manifestação de interesse pela lista de espera ficará aberta em 15 e 16 de março e, a partir das declarações, serão feitas chamadas em 25 de março, 4 e 11 de abril.

A oferta do Vestibular 2022 é de 8.211 vagas na Universidade de São Paulo (USP), sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Fuvest.

Relacionados
A segunda fase do 2ª fase do Vestibular 2022 neste domingo (16). Provas discursivas também serão aplicadas na segunda-feira, 17 de janeiro, das 13h às 17h.
A 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest abordou temas como vacina, cloroquina e ditadura. Gabaritos estão disponíveis para consulta.
Estão abertas as inscrições para as turmas de 2022 do Cursinho Popular Poli USP. Prazo acaba em fevereiro.
O estudante Diego Franco Araújo, de 18 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), no vestibular da Fuvest.
Segunda fase do Vestibular 2022 da Fuvest ocorrerá no próximo domingo e segunda-feira, 16 e 17 de janeiro. Orientador educacional lista temas que mais caíram nos últimos cinco anos.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) informou na tarde de hoje, 16 de dezembro, que mudou o gabarito das provas da primeira fase do Vestibular 2022
A Fuvest anunciou hoje (11) o resultado do Vestibular 2022. Matrículas virtuais começam na segunda-feira, 14 de fevereiro e terminam em 17 seguinte, às 16h. 
A Fuvest divulgou a 2ª chamada do Vestibular 2022 nesta sexta-feira (25). Matrículas virtuais serão em 28 de fevereiro e 1º de março.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES