Etecs (SP): veja a concorrência do Vestibulinho 2021/1

Enfermagem é o curso mais procurado do processo seletivo. Mais de 229 mil estudantes estão inscritos.
Em 06/01/2021 13h44 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Etecs
Crédito: Divulgação/Etecs
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, as Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) divulgaram a concorrência do Vestibulinho 2021/1.

Para esta seletiva o curso mais concorrido é o de Técnico em Enfermagem. Na Etec Carlos de Campos (São Paulo), são 28,88 candidatos por vaga; na Etec Rubens de Faria e Souza (Sorocaba), tem 15,77 candidatos por vaga; na Etec Carolina Carinhato Sampaio (São Paulo) são 13,73 candidatos por vaga.

Veja a concorrência geral da seleção

No caso dos cursos integrados ao ensino médio, com habilitação técnica, os três mais concorridos são Desenvolvimento de Sistemas (Guarulhos), Administração (Guarulhos) e Desenvolvimento de Sistemas Integrado (São Paulo). A lista completa pode ser conferida no link acima.

Como será o Vestibulinho 2021/1?

Nesta seletiva foram recebidas 229.247 inscrições e, por conta do período de pandemia, não haverá aplicação de provas. Os candidatos serão avaliados pelo histórico escolar.

Para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro há a exigência de uma prova de habilidades específicas. Essa prova será feita de forma on-line, no dia 15 de janeiro.

No dia 19 de janeiro será divulgada a lista de classificação e a convocação para envio de documentos dos aprovados na primeira chamada. Já a primeira chamada para os cursos que fizerem a prova de habilidades será informada no dia 22 de janeiro.

Vagas

As Etecs têm oferta de mais de 86 mil vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

- Cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio: são 47.196 vagas para os cursos oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e online. 

- Ensino Médio Integrado: 35.953 vagas nas seguintes modalidades:

  • Ensino Técnico Integrado ao Médio: 16.350 vagas para estudar o ensino médio e o técnico juntos, em tempo integral.
  • Novotec Integrado: 18.532 vagas em 36 cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional ou com Qualificação Profissional. 
  • Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS): 1.071 vagas para quem deseja completar em cinco anos os ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística ou Química.

- Modalidades do Ensino Médio: as Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio.

  • Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais: 1.475 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde: 435 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias: 470 vagas

- Especialização de Ensino Médio: o Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.

Para mais informações acesse o Site das Etecs ou consulte o Manual do Candidato.