Comemora-se hoje, 8 de maio, o Dia do Profissional de Marketing. A data homenageia e valoriza quem trabalha realizando ponte entre a marca e seus consumidores e ajudando empresas a obterem resultados desejados de forma estratégica.
Marketing é uma palavra derivada de "market", que, em inglês, pode ser traduzido como mercado. Assim, quem trabalha com marketing tem com o objetivo fazer com que a marca/empresa possa oferecer seu produto ao mercado de maneira que empresa e consumidor fiquem satisfeitos.
Há pouco tempo, Marketing era uma especialização. A área costumava ser mais procurada por profissionais formados em Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e áreas semelhantes.
Mas, hoje, já existem cursos de graduação de Marketing. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, oferece a carreira. No último vestibular da Fuvest, houve concorrência de oito candidatos por vaga.
O que faz o profissional de marketing?
Conforme este artigo, o profissional de marketing faz diversas atividades, tais como criação de estratégias digitais, desenvolvimento e precificação de produto, fortalecimento de imagem de uma marca, linguagem para falar com clientes, entre outros campos.
Independente da área, o profissional de marketing precisa ter muita criatividade e estar atualizado para atender as necessidades do público e da empresa, agregando valor às marcas de diferentes nichos.
Qual o perfil do profissional de marketing?
O profissional de marketing precisa ter um perfil comunicativo, criativo, interessado por gestão, negócios, vendas e por manter-se sempre em atualização.
O artigo mostra ainda que a profissão é dinâmica e exige que os profissionais sejam ativos e estejam sempre prontos para conhecer novos mercados e planejar estratégias.
Gostar de lidar com as pessoas também é um diferencial, já que esse profissional precisa conhecer bem o público com quem vai trabalhar, além, claro, de saber bem quais os valores da marca e do produto que está defendendo.
Quais as áreas de atuação do profissional de marketing?
Os profissionais de marketing podem atuar em diversas áreas, com funções distintas, e ramos totalmente diferentes dentro do mercado. Entre eles, destacam-se e-commerce, inboud marketing, neuromarketing, consultoria, carreira acadêmica, etc. Mas, hoje, a área de atuação mais em alta é o marketing digital.
Além das áreas mencionadas, existem muitas outras possibilidades de atuação dentro do marketing, sendo que muitas delas podem e devem trabalhar em conjunto para gerar os melhores resultados à empresa em que atuam.
Conheça profissionais do marketing
Para entender melhor como é o dia a dia do profissional de marketing, apresentamos duas pessoas que atuam na área há mais de dez anos. Os dois profissionais citados abaixo revelam como começaram na área, o que fazem, como é o mercado de trabalho e os desafios.
Mark Eric Arantes Felix, diretor executivo e professor
Mark Arantes graduou-se no curso de Jornalismo e, aproveitando a área de comunicação, resolveu também estudar marketing e se aprofundar no Marketing Digital. Hoje, ele é diretor executivo e professor do curso Garagem de Ideias.
O primeiro emprego como profissional de marketing foi em 2012. Conforme Mark lembra, ele era a ponte entre as agências de marketing e a empresa. "Eu fazia o contato com a gráfica e as empresas de brindes. A parte de campanhas promocionais também era a minha responsabilidade", comenta.
Em 2013, Mark abriu uma agência e seguiu trabalhando em outras empresas na área de marketing. Para o profissional, o mercado da área conta com muitas oportunidades.
"Em relação ao mercado de trabalho para o profissional de marketing, existe demanda para redes sociais, sites, blogs, lojas virtuais, gráficas e empresas de todos os tamanhos. Seja on-line ou off-line, o profissional de marketing é necessário para uma boa comunicação interna ou externa"
Mark Arantes
O profissional acredita que, para se dar bem na área de marketing, é muito importante manter-se atualizado. "Desde 2016, eu atuo como professor de marketing digital e é comum que, a cada três meses, surja algo novo ou algo que funcionava muito bem deixe de existir. É como se o conhecimento não fosse acumulativo e, sim, transitório", ressalta.
Para o estudante que deseja seguir a carreira na área de marketing, o diretor aconselha que ele não fique preso somente ao que é ensinado na faculdade. Na opinião de Mark, existem centenas de ferramentas que devem ser exploradas para que o estudante se torne um profissional disputado no mercado de trabalho.
Bruno Azambuja, gerente de marketing
Bruno Azambuja teve contato com o marketing já na faculdade, quando cursava Relações Públicas. "Foi em um intercâmbio de três meses que fiz na Disney na área de merchandising. Embora fosse um trabalho de vendas meio distante do que via na faculdade, o treinamento de marketing que recebi foi muito forte", lembra.
O gerente conta, nos anos seguintes, fez estágios na área, trabalhou com eventos, com assessoria de imprensa e no show bussiness, quando foi responsável pela cobertura do Festival sertanejo Villa Mix nas redes sociais.
Confira também: 6 cursos e profissões para quem gosta de redes sociais
Em 2017, Bruno passou a compor o time de marketing do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e, hoje, é gerente de marketing. Ao todo, o departamento comandado por ele conta com 16 profissionais, como designers, redatores e outros profissionais de marketing digital e marketing off.
O profissional atua gerenciando o núcleo de criação e o núcleo de midia e performance. Além diso, ele realiza atividades como acompanhamento financeiro, planejamento da verba para o marketing, realização de campanhas estratégicas e em quais canais ativá-las, entre outras.
"Hoje, o mercado de trabalho para o marketing está muito aquecido, uma vez que grande parte das empresas têm se atentado à necessidade de ter um departamento de marketing com pessoas que tenham uma visão de resultado e possam, com as devidas ferramentas, potencializar esse resultado".
Um dos desafios para os profissionais da área de marketing, na opinião de Azambuja, é que algumas empresas enxergam o marketing como custo e não investimento.
"Existe a falta de conhecimento de algumas empresas da necessidade de investir na área de marketing: não só definir um orçamento para as campanhas, mas também focar em profissionais para compor o time interno. Mas, aos poucos, as pessoas veem o quão estrategico é o profissional de marketing"
Bruno Azambuja
Dicas para o profissional de marketing
Os profissionais de marketing deram dicas para quem quer estudar ou se dar bem na área. Anote!
-
Busque incansavelmente o conhecimento dentro da área;
-
Entenda como funciona a área de vendas (departamento comercial), pois ela está cada vez mais próxima ao marketing;
-
Conheça a fundo o produto para o qual fará o marketing;
-
Saiba quais ações de marketing são ideais para cada situação;
-
Faça uma especialização e busque conhecimento de áreas complementares também;
-
Posicione-se no mercado;
-
Use as redes sociais de forma estratégica.
Leia também:
Dia do Jornalista: conheça as áreas de atuação do jornalismo e os desafios da profissão
Crédito das imagens:
[1] Shutterstock
[2] e [3] Arquivo pessoal