Dia do Nutricionista: conheça o curso e a profissão

O Dia do Nutricionista é celebrado neste 31 de agosto. O Brasil Escola conversou com nutricionistas que compartilham suas experiências profissionais
Em 31/08/2023 00h30 , atualizado em 31/08/2023 07h58 Por Lucas Afonso

Fundo roxo e laranja claros, fotos dos entrevistados da matéria. Texto Dia do Nutricionista
Na foto, nutricionistas que compartilharam suas experiências com o Brasil Escola.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira, 31 de agosto. A data é uma referência à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) que foi fundada em 31 de agosto de 1949.

É responsabilidade do nutricionista atuar no planejamento da alimentação, orientação adequada quanto aos aspectos da nutrição e das individualidades biológicas, levando em consideração às condições de saúde de cada pessoa. 

Os nutricionistas contribuem para diferentes objetivos e processos, entre eles: emagrecimanto, manutenção de peso corporal, hipertrofia, prevenção de doenças, produção de produtos alimentícios, alimentação coletiva, entre outros.

O Brasil Escola conversou com nutricionistas de diferentes áreas que contam mais sobre suas experiências profissionais na Nutrição.

Saiba mais: O curso e o mercado de trabalho da Nutrição

Áreas de atuação do nutricionista

Os profissioanais da Nutrição podem atuar em diferentes áreas, tais como:

  • Clínica;

  • Hospitalar;

  • Esportiva;

  • Saúde coletiva;

  • Pesquisa científica;

  • Indústria de alimentos;

  • Gastronomia;

  • Comportamental;

  • Marketing Nutricional.

Nutrição na prática

Pesquisa científica em Nutrição

Elisa Silva (25) se formou em Nutrição há dois anos. Atualmente ela está no programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG). A profissional também atua enquanto nutricionista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Elisa Silva é uma mulher branca
Elisa Silva (25).
Crédito: Arquivo Pessoal. 

A pesquisa de Elisa no Mestrado investiga como as alterações do exame do hemograma impactam a massa e função muscular em pessoas com câncer do trato gastrointestinal. O trabalho é desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFG.

"Esses pacientes apresentam muitas alterações no decorrer do tratamento, como fadiga e perda de peso, que afetam negativamente a qualidade de vida", conta. Dessa forma, pelo fato do hemograma ser um exame de baixo custo disponível no SUS, a intenção da pesquisa é investigar se alterações neste exame podem indicar o aparecimento dessas alterações antes que elas sejam agravadas, explica Elisa.

A partir disso, a equipe multidisciplinar consegue realizar intervenções mais eficientes e prococes, garantindo uma melhor qualidade de vida e melhor resposta ao tratamento para esses pacientes. 

As atividades e funções que um nutricionista desempenha no SUS são diversas:

"O SUS possibilita atuar na promoção da saúde na atenção primária, na recuperação da saúde de pacientes internados em hospitais de alta complexidade e atender em ambulatórios (consultórios) especializados públicos de todas as idades, bem como, também permite que o nutricionista desempenhe funções de gestão nas redes de atenção à saúde e contribua para a construção e atualização de políticas públicas para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável."

Elisa Silva 

Confira o comentário de Elisa sobre a atuação do nutricionista no SUS:

Nutrição Hospitalar

Hortência Luz (25) conta que o desejo de 'cuidar de pessoas' a fez cursar Nutrição. Ao longo da graduação a jovem vivenciou diferentes tipos de experiências na área, tais como ligas acadêmicas, atendimentos ambulatoriais e os estágios extracurriculares.

Hortência é uma mulher branca loira
Hortência Luz (25).
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Assim que se formou, Hortência começou a atuar em Unidadade Terapia Intensiva (UTI) e em enfermarias de uma unidade de hospital particular. Desde o ano passado, ela faz parte de um programa de Residência em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da UFG. 

Hortência explica no vídeo abaixo as funções de um nutricionista que atua em UTI:

Nutrição Clínica

O nutricionista Keslley Rocha (30) se formou recentemente e atua com atendimento clínico. Nesta área, o profissional atende pessoas que buscam por uma alimentação equilibrada e querem alcançar objetivos específicos, tais como o emagrecimento e definição muscular.

Keslley direciona seu trabalho para a área esportiva. Além do emagrecimento, o foco desta área é na hipertrofia que é o ganho de massa muscular, bem como na performance esportiva. Atualmente, ele concilia o seu trabalho com a formação em Educação Física

Keslley Rocha é um homem negro baixo careca
Keslley Rocha (30).
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Ele acredita que a profissão sempre será necessária, uma vez que o ser humano tem uma relação direta e fundamental com os alimentos.

Keslley cita a quantidade de desinformação sobre alimentação, nutrição e estilo de vida como um desafio para os profissionais. Entretanto, lidar com essa questão, segundo ele, é um compromisso da Nutrição, já que a área é baseada em evidências científicas.

Curso de Nutrição

O curso superior de Nutrição é ofertado em grau de bacharelado e tem a duração de quatro a cinco anos. 

Na grade curricular, os estudantes cursam disciplinas como: Bioquímica, Histologia, Fisiologia, Imunologia, Anatomia, Antrolopologia, Sociologia, Economia e Marketing.

Os diversos nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo e formas de consumo são questões fundamentais aprendidas na graduação em Nutrição.

Os estudantes podem se envolver em projetos de extensão universitária e iniciação cientifíca ao longo da graduação. As universidades costumam ofertar e realizar diferentes tipos de eventos e atividades para ampliar as vivências dos estudantes.

O trabalho de conclusão de curso é uma oportunidade para a produção de uma pesquisa científica. Nele, os graduandos investigam alguma problemática da área e buscam apresentar as respostas dessa questão com os resultados de seus trabalhos.

Para exercer a profissão de nutricionista é preciso estar registrado no Conselho Regional de Nutrição (CRN). 

Leia também: A importância dos alimentos para a saúde humana