Dia do contador: saiba onde trabalham e a sua importância para as instituições

Hoje, dia 22 de setembro, é o dia do contador. Conheça a história por trás desta data e saiba mais sobre a profissão.
Em 22/09/2023 11h55 , atualizado em 22/09/2023 12h22 Por Tiago Vechi

Dois homens trabalham com planilhas e números
Os contadores podem trabalhar em diversos lugares do mercado de trabalho
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dia 22 de setembro é o dia do contador. Profissionais essenciais para o funcionamento do mundo moderno, tanto em empresas privadas como em repartições públicas, tanto para indivíduos como para corporações.

Esta data foi escolhida para homenagear a categoria, pois foi no dia 22 de setembro de 1945, que Getúlio Vargas instituiu o Decreto-Lei n.º 7.988  que dispõe sobre a formação e a profissão de Ciências Contábeis. 

Você já considerou trabalhar na área? Gostaria de saber um pouco mais sobre a profissão? Por isso, fomos conversar com Aécio Dantas, presidente do Conselho Federal de Contabilidade. Veja o que descobrimos!

Aécio Dantas, presidente do Conselho Federal de Contabilidade

Local de trabalho e funções do contador

Bom, primeiro é necessário compreender quais papéis um contador pode assumir dentro de uma instituição e em quais lugares pode trabalhar. De acordo com o presidente do conselho, a profissão vive uma boa fase, já que todos os tipos de empresas (de pequenas a grandes) precisam dessa figura em seu quadro de funcionários.

Ainda segundo Aécio, o contador pode atuar no setor público. São profissionais responsáveis por administrar o patrimônio por meio de registros e fatos contábeis.

O presidente também disse que por atuarem como profissionais liberais, os contadores podem assumir diversas funções. Sendo elas: 

Autônomo, empresário de Contabilidade, auditor independente, auditor interno, consultor tributário, controller, auditor fiscal, perito contábil, membro de Conselho Fiscal de Administração, árbitro em Câmaras Especializadas, atuar na área acadêmica, membro de comitês de Auditoria, membro de Entidade de Classe, Executivo, etc.

O Aécio Dantas afirmou que quem conquista a formação em Ciências Contábeis é capaz de discernir, analisar e pesquisar todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial de uma instituição. Por isso, o mercado de trabalho é um mar de oportunidades para estes profissionais.

Como se tornar um contador

Algumas etapas são necessárias para se transformar em um contador, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade disse quais são elas, veja:

 O primeiro passo é fazer o curso de Ciências Contábeis, ofertado por uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. Depois, é preciso ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. De posse da carteira profissional (o CRC) o contador poderá atuar na área.

Mas, para além das etapas de formação e certificação, Aécio disse que é importante se lembrar que ser contador vai além dos números e da análise financeira. De acordo com ele, ser contador é ser um consultor, um agente de transformação social que tem responsabilidades essenciais para o funcionamento da sociedade.

Inspiração de um contador

Questionamos Aécio Dantas sobre o que fez com que ele se tornasse um contador. Veja a história que ele nos contou:

Minha grande inspiração e exemplo ético e profissional foi o meu pai. Na década de 70, ele fundou a empresa da nossa família e sempre estive no escritório dele. 

No local, adquiri uma grande base, pude me desenvolver bastante e percebi minha grande paixão pelas Ciências Contábeis. É interessante destacar que ingressei na faculdade de engenharia civil na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no curso de Ciências Contábeis da Faculdades Tiradentes ao mesmo tempo. 

Contudo, com o passar dos anos, percebi que estava encantado com a Contabilidade.