Cederj recebe inscrições para o Processo Seletivo 2014/1

Candidatos oriundos da rede pública podem concorrer com as notas do Enem 2012.
Em 02/10/2013 15h34 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2014/1. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de novembro, pagando taxa de R$ 55. No dia 28 de outubro, o Cederj irá divulgar a relação dos candidatos que conseguiram isenção de taxa. Os pedidos foram enviados entre os dias 2 e 29 de setembro.

Faça aqui sua inscrição

O processo seletivo oferece 6.589 vagas divididas entre os seguintes cursos a distância: licenciaturas em Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo; bacharelado em Administração e Administração Pública; e tecnologias em Computação, Gestão em Turismo e Segurança Pública.

Os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas e que realizaram a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no sistema de cotas. Estes candidatos não precisarão fazer as provas e ficarão sabendo no dia 25 de novembro se foram aprovados. Quem não for selecionado poderá fazer as provas tradicionais.

No vestibular, cada universidade participante possui seu próprio sistema de cotas. Há vagas reservadas para professores da rede pública, negros, indígenas, candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas (Lei de Cotas), pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Vestibular

As provas do Cederj serão realizadas no dia 30 de novembro, um sábado, das 9h às 14h, em mais de 30 municípios do Rio de Janeiro. O conteúdo é uma redação questões de múltipla escolha sobre português e literatura, língua estrangeira, (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história e por cinco questões discursivas específicas ao curso escolhido.

Entre 25 e 29 de novembro, os candidatos deverão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), documento que informa os locais de prova. As notas das provas objetivas serão divulgadas no dia 20 de dezembro, das provas discursivas e redação no dia 30 seguinte e o resultado final do vestibular está agendado para 10 de janeiro de 2014.

Haverá, ainda, duas reclassificações no final de janeiro, nos dias 23 e 27, e uma convocação para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes, no dia 29. Mais informações no Edital de Manual do Candidato, pelo e-mail vestibular@cederj.rj.gov.br ou telefones (21) 2334-1728, (22) 3861-4844 e (24) 2431-6234.

Por Adriano Lesme