A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) aplica neste domingo, 12 de junho, as provas do Vestibular 2022/2.
O processo seletivo ocorrerá das 10h às 13h na capital Rio de Janeiro e em várias cidades do interior do estado. Os estudantes devem elaborar uma redação e responder 45 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio.
Orientações
A recomendação é que os candidatos cheguem ao local de prova com antecedência de uma hora. Deve-se levar documento de identificação original com foto, caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente) e cartão de confirmação de inscrição.
O Cederj solicitou que todos os estudantes usem máscara de proteção facial, higienizem as mãos com álcool em gel e adotem o distanciamento mínimo.
Resultado
Conforme o cronograma, as próximas datas do Vestibular 2022/2 do Cederj são estas:
- 16/06: Divulgação das notas da prova objetiva
- 24/06: Divulgação das notas da redação
- 06/07: Resultado final
- 07 e 08/07: Matrícula da 1ª chamada
- 14/07: 1ª reclassificação
Vagas
O processo seletivo oferece 7.589 vagas em 16 cursos de graduação ofertados na modalidade a distância e em regime semipresencial. Entre as instituições de ensino do Rio de Janeiro que participam deste processo, estão:
- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
- Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
Os cursos com as maiores ofertas de vagas são Pedagogia e Ciências Biológicas com 1.150 e 906 vagas, respectivamente.
Os candidatos poderão se candidatar aos seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo; e os cursos de Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública.
Cotas
O processo seletivo conta com reserva de vagas de acordo com legislações específicas:
- Lei Estadual 5.346/2008: estudantes de baixa renda negros, indígenas, da rede pública, portadores de deficiência ou filhos de policiais ou bombeiros.
- Lei Federal de Cotas: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
- Vagas para professores da rede pública.
A distribuição das vagas destinadas a grupos específicos muda de acordo com a instituição de ensino. No edital, os candidatos podem acessar essa distribuição de maneira detalhada.
Mais informações estão disponíveis no edital do processo ou no site do vestibular.