Topo
pesquisar
Em 11/09/2018 13h55, atualizado em 11/09/2018 13h56

Cederj recebe pedidos de isenção e inscrições nas cotas e ações afirmativas do Vestibular 2019/1

Notícias

Solicitações e documentos podem ser cadastrados até o dia 21 de setembro. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Está aberto o prazo para isenção e pré-inscrição no sistema de cotas e ações afirmativas do Vestibular 2019/1 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj). As solicitações serão recebidas até o dia 21 de setembro.

Faça a pré-inscrição aqui

A isenção pode ser solicitada por candidatos com renda familiar mensal de até R$ 1.429 por pessoa. A documentação necessária para pedir a gratuidade da taxa pode ser conferida neste Edital

Sistema de Cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008)

Para participar do Sistema de Cotas é obrigatória a realização do pedido de isenção da taxa do Vestibular. Esta modalidade é regida pela Lei Estadual nº 5.346/2008 e contempla as seguintes categorias de candidatos:

  1. Candidatos de escolas públicas
  2. Negros e indígenas
  3. Pessoa com deficiência (PcD)
  4. Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.

O candidato precisa anexar a documentação da categoria de qual faz parte para que possa ter seu pedido analisado. Saiba quais os documentos necessários aqui.

O Sistema de Cotas só contempla as vagas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual no Norte Fluminense (UENF).

Ações Afirmativas 

Todos os candidatos que pretendem se inscrever nas ações afirmativas precisam comprovar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que o ensino médio foi feito integralmente em escola pública. Além disso, é preciso anexar a documentação da categoria em que se encaixam:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  1. Negros, pardos ou indígenas
  2. Pessoa com Deficiência (PcD)
  3. Renda de até 1,5 salário mínimo

Somente a UFRRJ não exige que o participante tenha feito o Enem 2017 para que a pré-inscrição nas ações afirmativas seja confirmada. 

Esta modalidade contempla todos os cursos e instituições conveniadas ao Vestibular do Cederj. 

Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj

Também está aberto até 21 de setembro o prazo para que os candidatos do Pré-Vestibular do Cederj (PVS) sejam inscritos no Sistema de Cotas. Caso o participante não queira se inscrever nesta modalidade, a isenção será concedida automaticamente, desde que seja comprovada a frequência mínima nas aulas. 

Professores da Rede Pública

O Vestibular do Cederj tem vagas destinadas aos professores da rede pública de ensino. Os profissionais que querem participar da reserva de oportunidades terão que apresentar, de forma digitalizada, os três últimos contracheques para comprovar que estão no exercício da profissão atualmente. 

Resultados

Os resultados de todas as categorias estarão disponíveis em 17 de outubro. Os contemplados terão que se inscrever no Vestibular até o dia 31 próximo. 

Vestibular do Cederj

O Vestibular do Cederj é realizado semestralmente para o preenchimento de vagas gratuitas em cursos a distância oferecidos no Cefet e na UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Mais informações no Edital

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola