Brasileiros conquistam medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

Ambos os jovens de 18 anos já tinham experiência em competições nacionais e internacionais
Em 15/07/2022 18h17 , atualizado em 18/07/2022 09h24 Por Silvia Tancredi

Olavo Longo e Marcelo Lage, ganhadores das medalhas de ouro IMO 2022
Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, ambos de 18 anos, receberam as medalhas de ouro
Crédito da Imagem: Divulgação Colégio Etapa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dois estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) 2022. A competição começou no dia 6 de julho, em Oslo, capital da Noruega, e encerrou-se hoje (15).   

Esta é a primeira vez que a olimpíada ocorre de forma presencial depois de dois anos de modo virtual por causa da pandemia do coronavírus. As provas foram divididas em dois dias. Os inscritos precisavam resolver três problemas diários em 4 horas e 30 minutos.                         

Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, estudantes de 18 anos do Colégio Etapa, de São Paulo, receberam as medalhas de ouro. Os dois alunos já contam com experiências em outras competições de matemática nacionais e internacionais, tais como a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

Saiba mais: Como participar de Olimpíadas Científicas

Diferencial no currículo                               

Marcelo Lage é de Belo Horizonte (MG), mas se mudou para São Paulo em razão dos estudos. O jovem analisa que, além do esforço e dedicação à matemática, ter participado de outras olimpíadas anteriormente ajudou na vitória na competição, considerada a maior da área de matemática. 

“Tenho certeza que a conquista na Olimpíada Internacional de Matemática 2022 enriquecerá meu currículo e a minha preparação olímpica me ajudará a resolver problemas nos meios acadêmico e profissional", acredita Marcelo Lage, um dos vencedores da medalha de ouro na IMO 2022

Natural de São Paulo, Olavo Longo afirma que a medalha de ouro é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo do caminho, em especial do seu professor Régis Prado Barbosa, que apresentou o mundo da Matemática. 

"Esse resultado marca o fim de uma jornada de muita dedicação e alegria dentro da Olimpíada de Matemática. Fico feliz de poder encerrá-la da melhor maneira possível. Acredito que a minha experiência em olimpíada poderá ser um diferencial na minha carreira", acredita Longo.

Olimpíada Internacional de Matemática 2022

Nesta edição, a Olimpíada Internacional de Matemática contou com a participação de 589 estudantes de 104 países. A equipe brasileira encerrou a competição em 19º lugar no ranking geral, à frente de países como França, Espanha e Áustria.

No total, a delegação do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática 2022 contou com seis pessoas, contando com os dois jovens vencedores da medalha de ouro. 

Veja também: Olimpíadas escolares podem ajudar nos estudos para Enem e Vestibulares

O Brasil também obteve uma medalha de prata, por meio da atuação de Rodrigo Salgado Domingos Porto; duas medalhas de bronze, de Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento e de  Gabriel Torkomian, e menção honrosa de João Pedro Ramos Viana Costa. 

A Olimpíada Internacional de Matemática foi criada em 1959, na Romênia. Durante a competição, os jovens também participam de um programa de integração, turismo e conhecimento sobre Matemática promovido pelo comitê organizador de cada edição.