Começaram ontem, 1º de maio, as inscrições para o 2º Vestibular de 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) para cursos superiores. Elas podem ser feitas até 6 de junho, exclusivamente pela internet.
As notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, exceto na prova de redação, podem ser aproveitadas. Os vestibulandos que optarem pela adesão também deverão participar do Vestibular. A maior nota será adotada como resultado da seleção.
Estão sendo oferecidas 268 vagas para cursos ministrados nos campi Arcos, Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves, sendo 135 pelo Vestibular e 133 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade é para cotistas.
Isenção
A taxa é de R$ 70, mas candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio poderão solicitar isenção.
Os pedidos podem ser feitos até 20 de maio. Além de se inscrever e emitir o comprovante provisório de inscrição, os candidatos devem imprimir, preencher e assinar o requerimento de isenção e apresentá-lo junto com os documentos comprobatórios na secretaria de um dos campi.
A documentação também pode ser enviada via e-mail ou correios. A divulgação do resultado está prevista para 25 de maio. Candidatos com pedidos indeferidos deverão efetuar o pagamento até 2 de junho. Detalhes no Edital de Isenção.
Seleção
O processo seletivo será realizado em 3 de julho, das 14h às 18h, e constituído por 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês), História, Geografia, Química, Física, Biologia e Matemática.
As provas serão aplicadas nos municípios onde estão instalados os campi do IFMG, conforme o Comprovante Definitivo de Inscrição, que será liberado em 27 de junho. Os gabaritos provisórios e finais serão liberados nos dias 4 e 11 de julho.
O resultado preliminar das notas das redações será divulgado em 13 de julho. Já a versão final é esperada para o dia 18 com matrículas para os dias 25 e 26 seguintes. Uma segunda chamada será publicada em 29 de julho.
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital.
Por Wanja Borges