Whatsapp
Em 13/05/2016 16h57 , atualizado em 13/05/2016 17h02

Agronegócio

Guia de Profissões

O curso técnico em Agronegócio pretende preparar profissionais para aplicar técnicas de gestão e comercialização no mercado agrícola e agroindustrial. Por Rafael Batista
O Técnico em Agronegócios atua em propriedades particulares e também em empresas agrícolas.
O Técnico em Agronegócios atua em propriedades particulares e também em empresas agrícolas.
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Agronegócio tem a finalidade de formar profissionais com visão crítica e globalizada, capazes de compreender, executar e gerenciar atividades relacionadas com o Agronegócio. A matriz curricular inclui matérias ligadas à Administração de Empresas, Gestão de Projetos e Biologia, além de conteúdos práticos de técnicas agrícolas.

A maioria das escolas que ministram o curso oferece a oportunidade para os estudantes de trabalharem e participarem de aulas em fazendas-modelo. Dentro dos conteúdos práticos fornecidos pela formação, destacam-se: Conservação do Solo, Fertilidade Agrícola, Manejo de Animais, Colheita, Drenagem e Irrigação. Em algumas instituições, os alunos recebem as certificações intermediárias de Assistente Administrativo em Agronegócio, Analista de Projetos em Agronegócio e Gestor em Agronegócio.

Com carga horária de 1.360 horas, o curso divide-se em três módulos ou semestres, totalizando um ano e meio de estudos. Alunos matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio ou que já concluíram podem matricular-se no ensino técnico.

O profissional, ao final do curso, estará apto a aplicar técnicas de gestão e comercialização que objetivem a otimização do mercado agrícola e agroindustrial. O Técnico em Agronegócios também aponta as parcelas das cadeias de produção do setor agropecuário e avalia as despesas de realização, além dos aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

Conhecido mundialmente por seu potencial agropecuário, o Brasil vive hoje um momento de grande desenvolvimento tecnológico nos métodos de produção agrícola. Por essa razão, o mercado está em expansão para os profissionais. As oportunidades encontram-se em propriedades rurais, empresas comerciais e estabelecimentos agroindustriais.

O profissional pode ainda idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio em indústrias de beneficiamento e comercialização de produtos agroindustriais. Está habilitado também a auxiliar na organização e execução de atividades de gestão do negócio rural tanto em pequenas quanto em grandes empresas ou, até mesmo, de forma autônoma.

No início de carreira, o egresso do curso técnico recebe, em média, R$ 2.000 e pode chegar a R$ 3.000. Os profissionais que desejarem atuar com capacitação de nível superior e, consequentemente, com um salário maior podem optar por graduações como as de Tecnologia em Agronegócio ou o bacharelado em Administração de Agronegócios.

A formação técnica em Agronegócios é ministrada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo Brasil. Em geral, esse curso é ministrado em cidades do interior. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de outras instituições particulares, também ministra o curso.

Artigos Relacionados
Conheça o curso superior de Agroecologia e a profissão de agroecólogo. Informe-se sobre o mercado de trabalho e áreas de atuação.
Manter a qualidade da matéria-prima, desde a recepção até a distribuição, é uma das funções deste tecnológo.
Saiba tudo sobre remuneração, mercado de trabalho, entre outros aspectos, do curso Técnico em Agroindústria!
Um dos mercados de trabalho mais aquecidos no momento.
Oferecido em grandes instituições de ensino, como a Unicamp e UnB.
O setor do Comércio é um dos que mais geram empregos formais no país. Saiba como é o curso e como atua um técnico em Comércio!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES