Topo
pesquisar
Em 13/05/2016 16h57, atualizado em 13/05/2016 17h02

Agronegócio

Guia de Profissões

O curso técnico em Agronegócio pretende preparar profissionais para aplicar técnicas de gestão e comercialização no mercado agrícola e agroindustrial. Por Rafael Batista
O Técnico em Agronegócios atua em propriedades particulares e também em empresas agrícolas.
O Técnico em Agronegócios atua em propriedades particulares e também em empresas agrícolas.
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Agronegócio tem a finalidade de formar profissionais com visão crítica e globalizada, capazes de compreender, executar e gerenciar atividades relacionadas com o Agronegócio. A matriz curricular inclui matérias ligadas à Administração de Empresas, Gestão de Projetos e Biologia, além de conteúdos práticos de técnicas agrícolas.

A maioria das escolas que ministram o curso oferece a oportunidade para os estudantes de trabalharem e participarem de aulas em fazendas-modelo. Dentro dos conteúdos práticos fornecidos pela formação, destacam-se: Conservação do Solo, Fertilidade Agrícola, Manejo de Animais, Colheita, Drenagem e Irrigação. Em algumas instituições, os alunos recebem as certificações intermediárias de Assistente Administrativo em Agronegócio, Analista de Projetos em Agronegócio e Gestor em Agronegócio.

Com carga horária de 1.360 horas, o curso divide-se em três módulos ou semestres, totalizando um ano e meio de estudos. Alunos matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio ou que já concluíram podem matricular-se no ensino técnico.

O profissional, ao final do curso, estará apto a aplicar técnicas de gestão e comercialização que objetivem a otimização do mercado agrícola e agroindustrial. O Técnico em Agronegócios também aponta as parcelas das cadeias de produção do setor agropecuário e avalia as despesas de realização, além dos aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços.

Mercado de Trabalho

Conhecido mundialmente por seu potencial agropecuário, o Brasil vive hoje um momento de grande desenvolvimento tecnológico nos métodos de produção agrícola. Por essa razão, o mercado está em expansão para os profissionais. As oportunidades encontram-se em propriedades rurais, empresas comerciais e estabelecimentos agroindustriais.

O profissional pode ainda idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio em indústrias de beneficiamento e comercialização de produtos agroindustriais. Está habilitado também a auxiliar na organização e execução de atividades de gestão do negócio rural tanto em pequenas quanto em grandes empresas ou, até mesmo, de forma autônoma.

No início de carreira, o egresso do curso técnico recebe, em média, R$ 2.000 e pode chegar a R$ 3.000. Os profissionais que desejarem atuar com capacitação de nível superior e, consequentemente, com um salário maior podem optar por graduações como as de Tecnologia em Agronegócio ou o bacharelado em Administração de Agronegócios.

A formação técnica em Agronegócios é ministrada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo Brasil. Em geral, esse curso é ministrado em cidades do interior. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de outras instituições particulares, também ministra o curso.

  • Relacionados
Guia de Profissões
Comércio
O tecnólogo em agroindústria acompanha todo o trajeto percorrido pela matéria-prima
Guia de Profissões
Agroindústria
O agronegócio é a principal fonte de riqueza para o Brasil.
Guia de Profissões
Agronegócios
Esse profissional participa de todas as etapas do agronegócio
Guia de Profissões
Agronegócio
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola