Agroindústria

Por Wanessa de Almeida

O tecnólogo em agroindústria acompanha todo o trajeto percorrido pela matéria-prima
O tecnólogo em agroindústria acompanha todo o trajeto percorrido pela matéria-prima
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso tecnológico em Agroindústria prepara o profissional para planejar e acompanhar todo o caminho percorrido pela matéria-prima, desde a recepção até a distribuição. Para oferecer produtos de qualidade ao consumidor, o tecnólogo deve estar atento às transformações químicas, físicas, bioquímicas, sensoriais e nutricionais.

O profissional formado nesta área poderá atuar também na preservação e segurança dos produtos agroindustriais, de controle de qualidade, análises laboratoriais, estudo e desenvolvimento de embalagens, estocagem e pesquisa de mercado. Além disso, poderá prestar serviços de consultoria e assessoria, tanto no setor público como privado.

Após os três anos de estudos, o profissional estará habilitado para promover a criação de novas tendências para o setor de alimentos de origem animal e vegetal, incluindo nesse rol as indústrias e os serviços.

O tecnólogo em Agroindústria vai encontrar pela frente um amplo campo de atuação, já que a agricultura e pecuária são um dos principais segmentos da economia do país, movimentada tanto nas esferas internas como no que diz respeito a exportações.

O curso tem caráter multidisciplinar. Por isso possui matérias relacionadas a outras graduações, como Química, Biologia e Física. Outras são mais específicas como Avicultura, Higiene e Sanidade Animal e Noções de Agricultura. As disciplinas específicas serão orientadas de acordo com a área da Agroindústria que o estudante desejar dar ênfase.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Mato Grosso: IFMT (Campo Novo dos Parecis)

Região Nordeste
Bahia
: IFBaiano (Guanambi); FAS (Lauro de Freitas); FILEM (Luís Eduardo Magalhães)
Paraíba: UFCG (Pombal)

Região Norte
Pará
: UEPA (Belém, Cametá, Marabá, Paragominas, Redenção, Salvaterra)
Tocantins: RISO (Pedro Afonso)

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel (Pelotas); IFSul (Pelotas); UERGS (Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Ibirubá, Sananduva, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga, Três Passos); IFFarroupilha (Alegrete); Unisc (Santa Cruz do Sul)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)