Comércio

O egresso do curso Técnico em Comércio está preparado para lidar com todas as etapas da comercialização de produtos.
Por Letícia de Oliveira Januário

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com o aumento do poder de compra da população, principalmente das classes C e D, a importância do comércio, em especial do varejo, vem se destacando no atual cenário econômico brasileiro. Esse panorama reflete diretamente na ampliação de vagas, uma vez que o setor é o que mais gera empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). 

Entretanto, para aproveitar da melhor forma essas oportunidades, é necessário que o candidato esteja preparado para os desafios do dia a dia. Pensando em toda essa demanda, foi criado o curso Técnico em Comércio, que busca capacitar um profissional para atuar na inserção de estratégias de marketing, realizar pesquisas de mercado, efetuar transações comerciais nacionais e internacionais, aplicar técnicas de atendimento ao público e prestação de serviços, entre outras funções. 

O curso tem duração média de dois anos e pode ser encontrado também como Técnico em Gestão de Negócios. Durante o período de aprendizagem, o aluno é condicionado a matérias práticas e teóricas, como Gestão em Vendas, Marketing, Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas, Gestão de Patrimônio, Qualidade e Produtividade e Administração Financeira. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

No atual modelo de mercado, o profissional Técnico em Comércio encontra boas oportunidades em áreas comerciais e de vendas em empresas públicas, privadas e de terceiro setor. No meio digital, a demanda por profissionais vem crescendo significativamente nos últimos anos por causa do crescimento de compras pela internet. O técnico pode atuar também como profissional autônomo na área comercial.

No dia a dia, os técnicos geralmente atuam como auxiliares dos bacharéis e especialistas em Comércio, Economia e Administração. Uma boa opção para quem deseja continuar com os estudos e ampliar as opções de trabalho é cursar o Superior em Comércio Exterior. A remuneração inicial do técnico gira em torno de R$ 1.500, enquanto o bacharel recebe, em média, R$ 4.800.