Design Gráfico

Esse profissional é apto a desenvolver o visual de jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros e anúncios, de acordo com as necessidades do cliente. Tem a capacidade de produzir algo eliminando o supérfluo, alcançando a satisfação ao conseguir traduzir o desejo do cliente e atingir interação completa com o receptor.

Mercado de trabalho

É estável a oferta de vagas para o design gráfico nas grandes cidades. No entanto, nas cidades de médio e pequeno porte a demanda de vagas para esse profissional vem crescendo consideravelmente. O mercado está em alta, devido à necessidade das empresas de melhorar suas marcas, tornando-as bastante conhecidas com um design moderno e atrativo. Há vagas ociosas em vários setores da mídia impressa e televisiva, e caso o profissional seja do tipo que acompanha os progressos tecnológicos, como o especialista na criação de websites, tem um amplo mercado de trabalho.

O Curso

A grade curricular do curso de design gráfico prioriza a formação em comunicação visual e artes, com disciplinas como fundamentos da linguagem visual, fotográfica tradicional e digital e história da arte. Além disso, há aulas de ergonomia, história da tipografia e softwares de editoração eletrônica. Ao término do curso, é exigida a apresentação de um projeto de conclusão do curso.

Duração Média: 4 anos.

Áreas de Especialização

Editoração eletrônica, Programação gráfica para TV, Webdesign.

Instituições

Região Sudeste
Minas Gerais: UNIVALE, UEMG, FUMEC.
São Paulo: UNESP, FEBASP, UAM, UNIFRAN.

Região Nordeste
Alagoas: Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau)
Sergipe: UNIT

Região Centro-Oeste
Goiás: UFG

Região Sul
Paraná: UEL, PUC-PR, UTP, UFPR.
Rio Grande do SulUNIRITTER, UFPEL.
Santa CatarinaUDESC, UniVali.

Veja aqui o curso de Tecnologia em Design Gráfico


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/guia-de-profissoes/design-grafico.htm