Requisitos de admissão na Holanda

Por Hotcourses Brasil

Amsterdã, a capital holandesa
Amsterdã, a capital holandesa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O processo seletivo na Holanda é realizado diretamente com a instituição. Cada uma tem requisitos e prazos específicos, por isso, o primeiro passo é conversar com a sua universidade holandesa de interesse para saber todas as exigências que você deverá atender.

Pesquise seu curso na Holanda pelo Hotcourses Brasil.

Normalmente, para um bacharelado na Holanda, o requisito principal é já ter um diploma do ensino médio com o nível mínimo exigido pela instituição (cada uma estipula uma média mínima nos históricos escolares do candidato). Áreas de estudo mais concorridas costumam ter números de vagas limitadas e concorrência bastante acirrada; consequentemente, os requisitos de admissão são mais exigentes.

Já para mestrado, o candidato deve tem um diploma de bacharelado ou equivalente que seja reconhecido pela instituição holandesa. No site Nuffic Neso Brazil você pode verificar se a sua qualificação acadêmica brasileira é reconhecida na Holanda. Clique aqui.

Proficiência no inglês

Apesar de o holandês ser o idioma oficial do país, a grande maioria das instituições de ensino superior holandesas ministra cursos inteiramente em inglês. Para ser admitido, o estudante internacional precisa comprovar proficiência na língua inglesa. Normalmente, é exigida uma pontuação mínima de 550 no TOEFL (paper-based) ou 213 no TOEFL (computer-based), ou então 6.0 no IELTS. No entanto, esta exigência pode variar de universidade para universidade, portanto, é importante que você verifique esta informação com sua instituição antes de se inscrever em uma das provas, para que se prepare adequadamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Preparatórios

Caso você ainda não tenha todos os requisitos necessários para a admissão na Holanda, pode optar por um ano preparatório no país. As instituições holandesas também oferecem admissões condicionais, como é de costume nos Estados Unidos. Isto significa que você é aceito na instituição, mas só pode dar início ao curso acadêmico após passar por um programa preparatório da universidade por, no máximo, um ano. A admissão condicional permite que você treine o inglês com propósitos acadêmicos e, com o término do preparatório, o estudante deve prestar um exame organizado pela instituição para comprovar que está pronto para a graduação/pós-graduação. Com isso, sua admissão passa de condicional para definitiva.

Por Brenda Bellani