Times Higher Education: As melhores universidades da Europa em 2016

Reino Unido possui quase um quarto da lista com 46 representantes
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Times Higher Education analisou os dados de seu ranking das melhores universidades do mundo de 2015/2016 e chegou à lista das 200 melhores instituições de ensino superior da Europa. Reino Unido continua a dominar o setor no continente, ocupando quase um quarto da lista com 46 representantes, inclusive quatro lugares no top 5: Oxford é a melhor universidade da Europa, seguida por Cambridge, em segundo lugar, Imperial College London, em terceiro lugar, e University College London (UCL), em quinto. O top 5 é completado pela suíça ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich, na quarta posição.

Depois do Reino Unido, a Alemanha e a Itália tiveram os melhores resultados com, respectivamente, 36 e 19 universidades no ranking. A melhor colocada alemã foi a LMU Munique no décimo lugar e a italiana foi a Scuola Normale Superiore di Pisa em 50º. 

Os países escandinavos tiveram um bom desempenho, com destaque para Suécia e Finlândia que conquistaram um resultado acima de seu peso em relação ao tamanho de suas populações, com 11 e seis instituições respectivamente. A Suécia, inclusive, tem uma universidade entre as dez melhores da Europa, o Karolinska Institute, em nono lugar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No final do ranking, a Rússia e a Espanha foram o país com o pior desempenho, com apenas cinco representantes cada.

As instituições são avaliadas em diferentes fatores, como ambiente de estudo, pesquisas científicas, citações (influência de suas pesquisas), resultados do setor e perspectiva internacional.

Conheça as 10 melhores universidades da Europa de 2016

1) University of Oxford – Reino Unido
2) University of Cambridge – Reino Unido
3) Imperial College London – Reino Unido
4) ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich -Suíça
5) University College London (UCL) – Reino Unido
6) London School of Economics and Political Science (LSE) – Reino Unido
7) University of Edinburgh – Reino Unido
8) King’s College London – Reino Unido
9) Karolinska Institute - Suécia
10) LMU Munich - Alemanha