TechGirls: intercâmbio nos EUA para garotas interessadas em STEM

Programa é voltado a jovens com interesse em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Por Hotcourses Brasil

techgirls
techgirls
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você é uma jovem de 15 a 17 anos interessada em ciências, tecnologia, engenharia e matemática? Tem vontade de conhecer os Estados Unidos? Então você precisa conhecer o programa de intercâmbio TechGirls. Saiba tudo a seguir!

Tópicos deste artigo

TechGirls

Criada e mantida pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, a iniciativa TechGirls é um intercâmbio de verão de quatro semanas para jovens de 15 a 17 anos interessadas em construir uma carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática - áreas conhecidas pela sigla STEM.

Desde 2012, o programa já recebeu e treinou mais de 650 adolescentes dos 37 países participantes, entre eles o Brasil. Além das quatro semanas de intercâmbio, as selecionadas passam por um programa de mentoria por sete meses, antes e depois da viagem.

Em parceria com a instituição Virginia Tech, as jovens frequentam um acampamento tecnológico de aproximadamente dez dias, realizado no campus universitário em Blacksburg, Virginia, onde aprendem e praticam com tecnologias de ponta e vários profissionais nas áreas STEM. As atividades adicionais incluem visitas a empresas de tecnologia, workshops de liderança, experiências de trabalho paralelo, serviço comunitário, eventos culturais e recreativos e estadias na casa de uma família estadunidense.

Depois do acampamento, as TechGirls viajam para outra cidade nos Estados Unidos, podendo ser Austin, Chicago, Cincinnati, Denver, Detroit ou Seattle, e participam de uma imersão na comunidade, onde aprendem mais sobre carreiras em STEM.

A programação produz um "efeito multiplicador": a intenção é que as participantes voltem para casa e conduzam projetos comunitários com sete meses de orientação para compartilhar seus conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio por meio de atividades, como começar um Tech Club em sua escola, oferecer treinamento de STEM para outros alunos, organizar uma feira de tecnologia, criar um blog ou fórum online, entre várias outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Programa Jovens Embaixadores promove intercâmbio entre Brasil e EUA

Quem pode participar do TechGirls?

  • Ser cidadã de um dos países participantes do programa (o Brasil é um deles);

  • Ter entre 15 e 17 anos no início do intercâmbio;

  • Demonstrar habilidades avançadas nos estudos e interesse em tecnologia, engenharia e/ou matemática;

  • Pretender estudar no ensino superior e/ou seguir uma carreira em tecnologia;

  • Ter proficiência adequada no inglês;

  • Demonstrar maturidade, flexibilidade e mente aberta;

  • Ainda precisar fazer, pelo menos, um semestre do ensino médio após retornar ao país de origem;

  • Estar determinada a concluir um projeto de acompanhamento quando voltar do intercâmbio.

O programa dá preferência a quem tem pouco ou nenhuma experiência prévia nos Estados Unidos e incentiva a inscrição de diversas origens e habilidades, incluindo pessoas com deficiência.

A inscrição deve ser escrita em inglês. Além disso, será necessário um bom domínio da língua para participar do programa, pois os cursos e workshops são ministrados em inglês.

O que o programa TechGirls cobre?

De acordo com o site oficial, o intercâmbio TechGirls cobre os seguintes gastos de todas as participantes:

  • A taxa de solicitação do visto estadunidense;

  • Passagens aéreas de ida e volta;

  • A acomodação durante a estadia nos Estados Unidos;

  • A alimentação durante a estadia (café da manhã, almoço e janta);

  • Transporte local para eventos em grupo do programa;

  • Eventos culturais que fazem parte da programação;

  • Seguro saúde para emergências.

A equipe das TechGirls também garantem uma supervisão e segurança 24 horas para as participantes e auxilia os jovens com ajustes culturais, orientação e aconselhamento conforme necessário.

O processo de inscrição e seleção no TechGirls

As inscrições, preenchidas online no site legacyintleaders.org, costumam abrir em novembro e encerram em dezembro ou janeiro, dependendo do ano. O anúncio das selecionadas acontece em março. O intercâmbio é em julho, durante o verão nos Estados Unidos.

Visite o site oficial do programa aqui.