Em 17/10/2013 15h20

Processo seletivo no exterior: o que é personal statement?

Estudar no Exterior

Universidades de países de língua inglesa exigem que o estudante estrangeiro escreva uma redação em inglês para ser admitido. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Durante a sua inscrição para estudar no exterior, é praticamente certo que você tenha que submeter uma personal statement, como uma das exigências do processo seletivo. Esta "declaração pessoal", que também pode aparecer com o nome de essay, é uma redação em inglês escrita pelo próprio candidato com um propósito principal: provar que ele merece ser admitido pela instituição.

A universidade pode dar um tema específico a ser seguido, como, por exemplo, descrever uma experiência que marcou a sua vida, ou descrever um personagem fictício ou histórico que lhe influencie; ou então, pode deixar o tema por conta dos candidatos. Pela personal statement, ela irá avaliar a escrita em inglês e o conhecimento da gramática dos possíveis estudantes, o poder de argumentação e de persuasão, a capacidade de autopromoção, entre outros fatores. A instituição está interessada em saber por que você merece ser admitido por eles. Por que você escolheu se inscrever nesta universidade? De que forma a instituição pode atender aos seus objetivos acadêmicos e profissionais? O que você tem a contribuir com o corpo estudantil? Quais são os planos para o seu futuro?

É importante que você seja sincero e saiba vender o seu peixe. É comum listar experiências prévias, atividades extracurriculares e trabalhos voluntários, por exemplo, que possam confirmar o seu interesse pela área de estudo a qual você está se candidatando. A sua essay tem que refletir quem você é.

Os passos para escrever uma "declaração pessoal"

Vários sites oficiais de universidades internacionais dão exemplos e passo a passo de como escrever uma essay para o seu processo seletivo. É uma boa idéia pesquisar quais são as dicas que a sua própria instituição oferece, pare seguir o padrão que eles exigem dos candidatos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, você pode seguir um padrão geral:

1) Crie um rascunho do que você gostaria de escrever, com tópicos a serem explanados na redação.
2) Reúna todos os documentos que você vai mencionar na essay, como seu histórico escolar e diplomas de outros cursos.
3) Liste suas qualidades, qualificações e experiências prévias em um rascunho a parte, para não deixar nada de fora.
4) Considere os motivos que o levaram a se inscrever na instituição.
5) Explique como todas as suas experiências prévias lhe ajudaram a desenvolver as habilidades e as qualidades necessárias para a área de estudo de seu interesse (por exemplo: liderança, criatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, iniciativa, comunicação, etc.).
6) Tome cuidado para não soar arrogante. É importante saber se autopromover de forma sincera e humilde. Tente focar nas habilidades essenciais para o seu curso e evitar exageros.
7) Uma vez escrita, releia-a com atenção para corrigir erros (eles podem causar sua eliminação imediata). Peça para outras pessoas lerem a sua essay para encontrar possíveis erros e dar um feedback. Lembre-se: a redação deve ser em inglês e escrita por você mesmo!

Se você for se candidatar a uma bolsa de estudo no exterior, também terá que escrever uma personal statement e o processo é similar. Provar de que maneira todas as suas experiências prévias lhe prepararam para o curso acadêmico que você está se candidatando.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Confira quem pode te auxiliar no sonho de estudar no exterior.
Saiba um pouco mais sobre estes cursos de curta duração.
Veja como escrever uma boa carta de motivação, necessária para quem quer estudar no exterior
Diferentes das universidades brasileiras, as do exterior exigem muito mais que o desempenho em uma prova.
Diretores de instituições de ensino no exterior explicam como inscrever em seus processos seletivos.
Saiba o que deve conter uma boa carta de referência para cursos de graduação e empregos no exterior.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES