Universidades internacionais dão dicas sobre inscrição no processo seletivo

Diretores de instituições de ensino no exterior explicam como inscrever em seus processos seletivos.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quero estudar no exterior, mas tenho receio de passar pelo processo seletivo! Não é um bicho de sete cabeças. Como já explicamos em outros posts, o processo de seleção de estudantes em uma universidade internacional envolve diferente aspectos: um bom boletim escolar, providenciar documentos, cartas de referência, redação (essay), entrevista, e, é claro, um bom inglês para realizar a prova de proficiência. Os aspectos irão depender do país que você escolher e da universidade, portanto, a dica mais valiosa é que você cheque os detalhes do processo seletivo com a sua universidade internacional. Nós apertamos bastante esta mesma tecla, pois você precisa saber quais são as exigências específicas feitas pela instituição onde você quer estudar.

E o que dizem as próprias instituições sobre a inscrição para o processo seletivo de estudantes internacionais?

Funcionários de universidades internacionais responsáveis pela análise das inscrições e pela seleção de candidatos têm dicas e orientações bastante similares em relação à inscrição de estudantes internacionais no processo seletivo no exterior.

Helen Cunningham*, funcionária do Escritório de Admissão da University of Dundee na Escócia, diz que é essencial que o estudante internacional forneça todas as informações pedidas durante o processo seletivo. “Pode ser importante para nós saber se você já cursou um ano em outra universidade, ou se fez outros cursos – não os subestime”, explica Cunningham. Este tipo de informação adicional pode ser o seu diferencial entre os demais candidatos à vaga; não deixe de informar atividades extracurriculares, cursos, e trabalhos voluntários que você tenha realizado durante os seus anos de ensino médio.

Siga as instruções dadas no formulário de inscrição. Leia-o inteiramente e não hesite em tirar suas dúvidas diretamente com a universidade. A ausência de um documento exigido pela instituição pode desqualificá-lo imediatamente, ou causar um grande trabalho para a equipe de admissão. “Nós temos que passar bastante tempo entrando em contato com os estudantes para preencher as lacunas que ficaram faltando na inscrição, por isto é ótimo quando o candidato já informou tudo de uma vez”, diz Helen Cunningham.

A gerente de recrutamento de estudantes de pós-graduação da Durham University Business School (DUBS) na Inglaterra, Lindsay Duke, ressalta a importância de se certificar de ter preenchido corretamente todas as suas informações pessoais antes de enviar o formulário de inscrição online. Se você for aceito pela universidade, estão informações serão usadas para enviar a sua Confirmação de Aprovação (Confirmation of Acceptance - CAS). Por isso, escreva corretamente os seus dados de contato no seu formulário de inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Chrissie O’Dowd, gerente do Escritório de Admissão da Le Cordon Bleu New Zealand (filial na Nova Zelândia da rede internacional de escolas de gastronomia, gestão e hospitalidade), enfatiza a necessidade da proficiência em inglês: “As cartas de referência [enviadas pelos estudantes internacionais] são analisadas caso a caso. Se o estudante internacional não atingiu o nível de inglês necessário para o curso almejado, as referências acadêmicas não irão influenciar na nossa decisão”.

Os três profissionais afirmam que é possível encontrar todas as informações sobre o processo seletivo de estudantes internacionais no site de suas instituições. “Nós disponibilizamos todas as nossas informações atualizadas em nosso website oficial. O processo é bastante claro e auto-explicativo”, diz O’Dowd. “Todas as nossas exigências estão listadas em nosso Guia de Inscrição (Enrolment Guide). O erro mais comum cometido pelos estudantes em suas inscrições é não ler o Enrolment Guide, e deixar de providenciar os documentos autenticados necessários para a inscrição.”

Lindsay Duke, da Durham University Business School, completa: “Há uma página de orientação detalhada em nosso website. Ela [a orientação] também é detalhada no formulário de inscrição online. Os estudantes podem ainda entrar em contato com o Escritório de Admissões (Admissions Office) a qualquer momento. O nosso Escritório Internacional tem uma página na web dedicada apenas aos estudantes internacionais”.

Procure sempre a página do website específica para estudantes internacionais. Nela você encontrará orientação, dicas, formulário de inscrição, email de contato com a equipe da universidade, possíveis bolsas de estudo ou ajuda financeira, etc.

*Entrevistas realizadas pelo Hotcourses Brasil. Pesquise entre milhares de perfis online de universidades internacionais no banco de dados do Hotcourses.

Por Brenda Bellani