Atualmente, a grande maioria das universidades internacionais possui processos de inscrição online de modo a facilitar a participação de pessoas do mundo inteiro, seja pelo site oficial da instituição ou por serviços centralizados como o UCAS e o Common App. Embora isso de fato tenha aumentado a acessibilidade dos estudos no exterior e agilizado todo o processo, não basta simplesmente sair preenchendo o seu formulário sem estar preparado para o momento – o que pode ser fundamental à sua admissão.
Sente-se em frente ao seu computador ou laptop 100% focado na tarefa e leia as nossas dicas a seguir para não correr o risco de cometer erros totalmente evitáveis.
Tópicos deste artigo
Tenha todos os documentos importantes por perto
Reúna todos os documentos exigidos pela universidade antes de começar a sua inscrição e mantenha-os por perto, seja em versão impressa ou digitalizada, dependendo do que precisar. A universidade terá algum tipo de checklist que você pode verificar para não esquecer de nada, como, por exemplo, históricos escolares com suas médias e o seu resultado em um exame de proficiência como o IELTS e o TOEFL. E também alguns outros mais comuns, como identidade e passaporte, assim você não vai precisar ficar se levantando para procurar documentos.
Por isso, é importante não esperar até estar muito perto do prazo para dar início à sua inscrição. Caso perceba que algum documento está faltando, você ainda terá tempo de providenciá-lo sem perder a sua chance.
Preencha a sua inscrição com a ajuda dos seus pais ou responsáveis
É sempre aconselhável ter um familiar com você no momento de preencher o seu formulário de inscrição em universidades no exterior. Mesmo que essa também seja a primeira experiência do tipo para todos vocês, eles irão te ajudar de diferentes formas, inclusive checar se as informações digitadas estão corretas e também a aliviar o estresse de passar pelo processo sozinho.
Em um aspecto mais pessoal, pedir a companhia deles nesta fase fará com que se sintam incluídos e compreendam todo o processo pelo qual você está passando para realizar o seu sonho.
Salve tudo com regularidade
No final de cada página ou parte do processo online, salve prontamente tudo o que já tiver preenchido. Alguns sites têm um cronômetro limitando o tempo que você permanece logado e, ao salvar tudo, você tem a possibilidade de retornar depois para revisar tudo que escreveu.
Nunca se sabe se a sua conexão vai falhar ou se acontecerá qualquer problema técnico com o seu computador. Adquira o hábito de clicar em “Salvar” a cada cinco minutos e você economizará uma grande dor de cabeça!
Não deixe o seu Facebook aberto enquanto preenche a inscrição
Na verdade, saia de todas as suas redes sociais e feche qualquer outra guia que não tenha a ver com o seu processo de inscrição. Elas só servirão para te distrair e atrasar o seu trabalho.
O mesmo é válido para televisões ligadas ou vídeos no YouTube. Este momento é importantíssimo e pode definir a sua seleção no exterior. Se sua atenção não for plena, você leva mais tempo e corre o risco de cometer errinhos bobos.
Anote suas informações de login
Antes de se inscrever, você terá de criar a sua conta no sistema oficial usado pela universidade para as inscrições online. Com isso, como de costume, escolherá um nome de usuário e uma senha. Apesar de ser relativamente simples recuperar a sua senha caso a esqueça, isso vai te causar algum tempo de atraso totalmente evitável se você anotar as suas informações de login assim que criá-las.
Escreva suas respostas dissertativas primeiramente no Microsoft Word
Provavelmente, você terá de dar algumas respostas dissertativas mais elaboradas, sem contar o seu personal statement. Escrevê-las pela primeira vez diretamente no site oficial da inscrição é arriscado por alguns motivos:
- Não ter tempo de elaborá-las com cuidado;
- Perder as respostas caso algo der errado com a inscrição;
- Não ter uma revisão automática, entre outros motivos.
Escreva suas respostas em um arquivo do Word (não se esqueça de salvá-lo também), revise-as e só depois copie e cole no formulário oficial. Certifique-se de mudar a revisão para o idioma inglês, assim o Word vai corrigindo seus erros de gramática, ortografia ou digitação automaticamente.
Ah, e não use as mesmas respostas para universidades diferentes. E se você estiver se inscrevendo em mais de uma, personalize suas respostas para cada curso/instituição específica e evite textos genéricos.