Este ano, vai ficar mais fácil viajar para o Canadá: todos os estrangeiros de países isentos de visto precisarão solicitar apenas uma Eletronic Travel Authorization (Autorização de Viagem Eletrônica), ou apenas eTA, que requer um processo muito mais rápido e simples.
Os brasileiros ainda precisam de um visto de turista para viajar para o Canadá, mas isso mudará a partir de maio de 2017, com alguns critérios:
- Se você já tiver sido titular de um visto de residência temporária do Canadá nos últimos dez anos, ou;
- Se você possuir um visto de turismo válido para os Estados Unidos.
Caso você se encaixar em um desses dois critérios acima, boa notícia: você pode viajar apenas com um eTA para o Canadá!
Solicitação do eTA
A solicitação é feita online no site de Imigração do Canadá, aqui. Você só precisará ter:
- O seu passaporte;
- Um cartão de crédito;
- Um email;
- Acesso à internet.
O processo de inscrição começa com o preenchimento de dados pessoais, como nome completo, número do passaporte, email, entre outras; depois é só clicar em Submit e pagar a taxa de solicitação. O melhor da eTA é que ele custa apenas C$ 7 (aproximadamente R$ 16) e deve ser aprovado ou rejeitado em poucos minutos. Se necessário, o governo entrará em contato com você por email para pedir por outros documentos de apoio; se este for o seu caso, a aprovação demorará um pouco mais.
Após aprovado, a sua eTA valerá por cinco anos ou até a expiração do seu passaporte. Assim, você pode viajar para o Canadá por toda a duração da autorização sem precisar passar pelo processo novamente.
Dicas:
- Solicite a sua eTA antes de comprar suas passagens, para não correr o risco de não conseguir tirá-la a tempo;
- O formulário de solicitação não pode ser salvo para ser terminado mais tarde, portanto, tenha todos os seus documentos em mãos para preenchê-lo de uma só vez;
- Leve na viagem o passaporte usado para a solicitação do seu eTA, porque eles são eletronicamente ligados;
- Você pode verificar o status da sua eTA a qualquer momento na página Canada.ca/eTA.