Você foi admitido em uma universidade canadense! Parabéns! Com certeza, o mais difícil já passou: o processo seletivo. Mas ainda tem muita coisa a ser feita antes de viajar para estudar no Canadá. O primeiro passo é aceitar a oferta de admissão e se matricular.
Para não se esquecer de nada, nós fizemos uma checklist com tudo que precisará fazer antes de, finalmente, partir para o tão esperado intercâmbio, com base nos dados do site EduCanada!
Checklist:
- Após aceitar a sua admissão e se matricular em uma instituição de ensino no Canadá, é hora de tirar o seu passaporte. Se você já tiver um, então é hora de checar a validade dele: ele deve durar por até seis meses além da sua data de retorno;
- Aí vem a solicitação do seu visto, que no Canadá é chamado de Study Permit. Saiba como tirar o seu visto canadense aqui;
- Compre as suas passagens aéreas. Quanto antes melhor, porque os preços tendem a aumentar com a proximidade da data da viagem; além disso, as companhias aéreas costumam oferecer melhores preços durante a madrugada. Pesquise bastante e siga as empresas nas redes sociais para não perder nenhuma promoção relâmpago;
- Compre o seu seguro de saúde canadense. Ele é obrigatório e deve cobrir cuidados médicos, hospitalização e repatriamento. Pode ser que você tenha que apresentar um documento comprovando a compra do seguro durante a sua passagem pela imigração canadense;
- Encontre a sua acomodação no Canadá. Saiba mais sobre isso aqui;
- Providencie um transporte do aeroporto até a sua acomodação no Canadá. Várias universidades oferecem serviço gratuito de recepção e de transporte no aeroporto para a sua chegada. Se este não for o seu caso, você pode pesquisar onde se encontram os táxis no aeroporto ou então quais as linhas de metrô deve pegar – apesar de esta ser a opção menos indicada, já que você terá de carregar suas malas durante a viagem. Lembre-se de reservar uma quantia certa de dólares canadenses para pagar pela corrida de táxi, ônibus (shuttle) ou metrô;
- Compre dólares canadenses para passar pelos primeiros dias tranquilamente. Também é aconselhável pesquisar sobre as agências bancárias na cidade em que você morará no Canadá para abrir a sua conta;
- Informe-se sobre as regras em relação à bagagem: limite de peso e tamanho, bagagem de mão permitida, produtos proibidos, multa por excesso de peso, etc.;
- Verifique todos os seus documentos para a viagem, faça cópias e tenha-os eles no seu email. São os seguintes:
- Passaporte;
- Passagens aéreas;
- Certificado do seguro de viagem e de saúde;
- Carta de admissão em uma instituição de ensino no Canadá;
- Endereços e números de telefone importantes (de algum responsável da sua universidade e do locatário a sua acomodação, por exemplo);
- Um extrato bancário para comprovação de fundos suficientes para bancar a sua estadia e os estudos no país;
- Prescrição médica de qualquer medicamento que você precise levar na viagem;
- Carteira de vacinação;
- Históricos escolares e acadêmicos.
- Já está quase na hora! Pesquise sobre a cidade em que você vai morar: como funciona o transporte público, como é o tempo em cada estação, o que tem por perto, etc.;
Pronto! Você está preparado para viajar! É importante lembrar que a sua instituição no Canadá deve ser a sua fonte principal de informação e de suporte. Ela com certeza terá alguma secretaria dedicada inteiramente a ajudar os estudantes internacionais desde o processo de admissão até a sua chegada, orientando sobre seguro de saúde, acomodações, serviços bancários, transporte no aeroporto e muito mais.