A nova edição do QS Best Student Cities elegeu as melhores cidades do mundo para quem quer estudar no exterior com base em uma série de critérios, inclusive a opinião dos próprios estudantes internacionais. Londres venceu de novo – no último ranking da QS, de 2019, a capital do Reino Unido já reinava como a melhor cidade estudantil do mundo. Embora apresente algumas variações no topo, esse ano vê quase as mesmas cidades entre as dez primeiras posições globais.
Como as melhores cidades do mundo são avaliadas?
A QS usa dois critérios iniciais para decidir quais cidades serão avaliadas no ranking:
- A cidade precisa ser um centro urbano com uma população mínima de 250.000 habitantes;
- No mínimo duas universidades que constam no QS World University Rankings®, ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, devem estar localizadas na cidade.
A partir dessa primeira seleção, 164 cidades se qualificaram para o QS Best Student Cities 2022. A pontuação de cada uma delas depende de seis categorias principais formadas por uma série de indicadores de qualidade pensando na vida de estudantes:
- As universidades presentes na cidade;
- O mix de estudantes, que considera a população estudantil da cidade, quantos são estrangeiros, o nível de inclusão etc.;
- A atratividade da cidade, como economia, segurança, bem-estar, corrupção, entre outros fatores;
- Empregabilidade, identificando as atividades de empregadores na cidades, que aponta as oportunidades de estágio e carreira dos graduados;
- Custo de vida, incluindo taxas de ensino, alimentação, acomodação e outros valores;
- Opinião dos estudantes a partir de mais de 95.000 respostas de estudantes do mundo todo.
Com todos esses indicadores, usando outros rankings e índices, como o Mercer Cost of Living Ranking e o Numbeo, a QS consegue chegar a uma lista de pontuações e apontar os melhores lugares do mundo para se viver e estudar. Confira-os a seguir!
As melhores cidades estudantis do mundo
Um dos destaques desse ano é que Munique ganhou de Berlim como a melhor cidade da Alemanha, conquistando o segundo lugar mundial, atrás apenas de Londres, enquanto a capital alemã ficou em quinta. Mesmo assim, por conseguir duas posições entre as cinco melhores do mundo, a Alemanha se mostra mais uma vez um destino de estudo cada vez mais acessível e atraente na Europa. Um dos fatores que a destaca é o número de cursos acadêmicos ministrados em inglês, principalmente pós-graduações.
Leia também: Por que a educação acadêmica é gratuita na Alemanha?
Grandes destinos de estudo do mundo, como Canadá e Estados Unidos, aparecem apenas no final do top dez – Boston e Montreal empataram com Paris na nona posição. A Ásia conseguiu dois lugares entre as melhores do mundo, com Seul, da Coreia do Sul, e Tóquio, do Japão, empatados em terceiro. Hong Kong e Singapura conseguiram um lugar no top 20, respectivamente em 15ª e 17ª.
A Austrália consegue se classificar com duas cidades, mas mais uma vez Melbourne vence a capital Sydney.
Veja quais são as 25 melhores cidades do mundo para estudantes internacionais segundo o QS Best Student Cities 2022:
1. Londres, Reino Unido
2. Munique, Alemanha
3. Seul, Coreia do Sul | Tóquio, Japão
5. Berlim, Alemanha
6. Melbourne, Austrália
7. Zurique, Suíça
8. Sydney, Austrália
9. Boston, Estados Unidos | Montreal, Canadá | Paris, França
12. Edimburgo, Reino Unido
13. Toronto, Canadá
14. Viena, Áustria
15. Hong Kong, Hong Kong
16. Nova York, Estados Unidos
17. Singapura, Singapura
18. Vancouver, Canadá
19. Kyoto-Osaka-Kobe, Japão | Lausanne, Suíça
21. Amsterdam, Holanda
22. Buenos Aires, Argentina
23. Estocolmo, Suécia
24. San Francisco, Estados Unidos
25. Beijing, China | Moscou, Rússia
São Paulo fica em 80ª
São Paulo é a única cidade brasileira no ranking, no 80º lugar, graças às seis instituições classificadas no QS World University Rankings® 2022, inclusive a USP e a Unicamp em 121ª e 219ª mundiais.
A QS aponta que apenas 3% de toda a população estudantil de São Paulo é estrangeira. A capital paulista conquistou a 22ª posição em custo de vida e a 32ª em atividade de empregabilidade, mas não consegue bons desempenhos em atratividade e opinião dos estudantes.
Visite o QS Best Student Cities 2022.