Lisboa é a melhor cidade para se viver de 2018! Saiba por que ela tem atraído tantos brasileiros!

Capital de Portugal tem opções de lazer e universidades que aceitam o Enem para ingresso de brasileiros
Por Hotcourses Brasil

Lisboa é a capital de Portugal e cidade mais populosa do país
Lisboa é a capital de Portugal e cidade mais populosa do país
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Lisboa foi eleita no primeiro lugar da lista das dez melhores cidades para se viver do mundo pela publicação americana Live and Invest Overseas de 2018. A edição considerou os destinos ideais para viver melhor, reinventar a sua vida e ter uma grande aventura.

Segundo o site oficial da Live and Invest Overseas, “Lisboa se tornou o que é hoje graças à sua posição geográfica estratégica às margens do Rio Tagus” e “é uma cidade nobre e elegante, com estruturas de pedras de cor pastel de centenas de ano, cercada de jacarandás e decorada por jardins e parques com fontes elaboradas”. 

Não é de hoje que o país tem chamado atenção de pessoas do mundo inteiro. Em 2017, Portugal foi eleito “Melhor Destino Turístico” do mundo pelo renomado prêmio World Travel Awards (WTA). Essa foi a primeira vez que um país europeu foi aclamado em 25 anos de premiação!

Além de Portugal vencer na categoria principal, Lisboa foi considerada a melhor cidade para férias de curta duração e o portal visitportugal.com ganhou de “Melhor Site Oficial de Turismo”.

Por que Portugal tem atraído tantos turistas e estudantes internacionais?

Portugal não tem só atraído turistas ao país, com intuito de lazer, mas também muitos estudantes do mundo inteiro. Em especial, cada vez mais brasileiros estão procurando por uma formação acadêmica em universidades portuguesas.

Isso é motivado por diferentes fatores. Claramente, o principal é a facilidade proporcionada pelo idioma português. O segundo maior motivo é a possibilidade de usar a nota do ENEM para estudar em Portugal. “Hoje nós temos mais de 20 universidades portuguesas que aceitam a nota do ENEM, em diversos níveis”, explica Carolina Araújo, coordenadora do setor de Vistos do Consulado de Portugal em São Paulo. “Dependendo do curso e da universidade, há um número mínimo maior de exigência em relação à nota do ENEM. Algumas oferecem até bolsas parciais se a pessoa tiver tido uma nota boa.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto que pesa bastante é a qualidade dos cursos comparada ao preço do ensino. Em muitos casos, estudar em universidades de Portugal sai mais barato do que em brasileiras e os diplomas resultantes são internacionalmente reconhecidos. “Também tem o interesse na questão financeira porque vão ter um curso superior de qualidade por um preço bom”, confirma a coordenadora.

Tópicos deste artigo

Qualidade de vida

Além da reputação da educação, Portugal é popular também pela qualidade de vida em geral, como os ranking de melhores cidades do mundo comprovam colocando o país e Lisboa nas primeiras posições. As pessoas o escolhem pelo seu nível maior de segurança e um custo de vida mais baixo.

E tem também, é claro, a questão cultural e afetiva. “A ascendência portuguesa é muito comum no Brasil. E o que mais [os brasileiros] ficam atraídos é com a segurança, com o número de brasileiros que já se encontram lá. Ou seja, tem amigos, primos, parentes e familiares”, diz Carolina.

Sem contar que a partir de Portugal, você facilmente pode pegar um trem ou um voo rápido e barato para conhecer outros países da Europa