Estudantes de STEM são permitidos a permanecer por 24 meses nos EUA para OPT

Benefício é concedido aos profissionais de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Optional Practical Training, mais conhecido como OPT, significa Treinamento Prático Opcional. É um período extra de permanência legal nos Estados Unidos após a conclusão de uma graduação ou pós-graduação, que permite ao estudante internacional ter oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e ganhar experiência em uma empresa real. (Leia sobre OPT aqui.) Os estudantes das áreas chamadas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a quem já era permitido uma estadia de 17 meses (em comparação aos 12 meses autorizados a qualquer outra área de estudo), agora podem permanecer nos Estados Unidos por mais 24 meses adicionais.

A alteração nas regras foi decidida pelo Departamento de Segurança Interna após um grande número de respostas do público. A nova lei significa que graduandos estrangeiros qualificados poderão continuar no país e trabalhar por até três anos, uma vez que a extensão de 24 meses se somará ao OPT de 12 meses permitido a todos os estrangeiros graduados em universidades americanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a extensão, vieram outras novas regras relacionadas ao treinamento prático oferecido aos estrangeiros. Os empregadores que participarem do STEM OPT, e receberem estrangeiros em suas companhias, devem incorporam um programa formal de treinamento que incluam objetivos concretos de aprendizado com supervisão adequada.

Para prevenir efeitos adversos, os termos e condições de uma oportunidade de treinamento para estudantes estrangeiros – como deveres, horas de trabalho e remuneração – devem ser os mesmos que os de trabalhadores americanos em posições similares na mesma área geográfica de empregabilidade. Além disso, o estudante não pode substituir um trabalhador americano integral, de meio período, temporário ou permanente. Ou seja, para contratar um estrangeiro em OPT, a empresa deve se certificar de que nenhum americano pode ocupar a mesma posição.