8 melhores países para os profissionais da engenharia

Alemanha lidera a lista, seguida dos EUA. Em ascensão, o Brasil também aparece.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

"A demanda global por engenheiros tem aumentado significativamente durante os últimos anos, enquanto o mundo compete para atender as necessidades de uma população crescente. Com recursos disponíveis limitados, os países têm se voltado à inovação e à tecnologia para chegar a soluções que lhes permitam permanecer economicamente chamativos e conseguir atrair investimentos estrangeiros. Enquanto uma batalha feroz toma forma entre as nações por uma mão de obra cada vez mais escassa, quais são os melhores países para ser um engenheiro hoje em dia?"

Com esta introdução, o site The Engineering Daily traz uma lista dos oito melhores países para ser um profissional da engenharia, com base na demanda de mão de obra, qualidade dos cursos universitários, soluções sustentáveis, empresas nacionais importantes internacionalmente, etc. O primeiro lugar foi conquistado pela Alemanha, um dos "campeões emergentes na área da engenharia" e famosa mundialmente pelos produtos da Mercedes e da BMW.

Quer estudar engenharia no exterior? Pesquise cursos pelo Hotcourses Brasil.

Estudar engenharia nos Estados Unidos

No segundo lugar da lista, os Estados Unidos têm usado a inovação para sobreviver à economia cada vez mais global e parar atrair e reter investimentos. Google, Apple, Amazon e Facebook são apenas alguns exemplos de empresas criadas na América líderes mundiais em inovação tecnológica. Com os novos avanços na área, o país precisa de mais engenheiros qualificados e os têm buscado no exterior. Para atender a demanda do mercado, as universidades americanas aumentaram a admissão de estudantes internacionais interessados em cursos de engenharia nos EUA. Atualmente, 70% dos estudantes que se formam em doutorados nos EUA são estrangeiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O governo americano tem implementado medidas para atrair os melhores e mais brilhantes estudantes, cientistas e engenheiros do mundo, que queiram dar início ou continuar os estudos acadêmicos nos EUA. Além disso, o país está em processo de reforma das regras de imigração a fim de deixá-las mais flexíveis, e estender a permanência no país dos graduados das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math – STEM). Estes estrangeiros graduados nos EUA podem significar novos empreendimentos, negócios e empresas para o país.

Brasil aparece em sétimo lugar

"Indiscutivelmente a economia mais forte da América Latina, o Brasil emergiu como a sétima maior economia global, preparando-se para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", relata a matéria. "O país também está passando por um boom em sua indústria da Tecnologia da Informação, com empreendedores do mundo inteiro se instalando no país com a intenção de colher frutos desse mercado emergente."

A lista dos 8 melhores países para ser engenheiro

Alemanha
Estados Unidos
China
Noruega
Dinamarca
Coréia do Sul
Brasil
Taiwan

Leia a matéria completa (em inglês) do site The Engineering Daily.

Por Brenda Bellani