Planejamento de Estudos: Temas mais cobrados no ENEM

Aula te ajuda a concentrar os estudos nos temas que mais caem no Enem

Todo candidato ao ENEM fica sempre na missão de descobrir quais os assuntos chave para se dar bem. A receita mágica fará parte da aula de Planejamento de Estudos, que é comandada pelo professor Eduardo Galves, que com suas técnicas de estudos foi aprovado em Direito e Medicina em universidades federais. 

Para um maior aproveitamento dos alunos, a aula terá uma hora de duração. Para complementar a aula, deixamos aqui 5 dicas para você gabaritar a sua prova do Enem:

1. Divida os estudos em blocos
Dividir o estudo em blocos é uma ótima técnica para reforçar a matéria. Após a divisão, você sempre retoma aqueles pequenos blocos durante a semana da prova, assim, estará relembrando os assuntos estudados. Sempre revise os blocos antes de iniciar uma nova matéria.

2. Tem que variar
Não fique o dia inteiro no mesmo tópico. Na hora que sentar pra estudar, estude tópicos diferentes até a hora de levantar. Isso nos ajuda a achar a solução de um problema durante a prova. Por exemplo, se você faz vários exercícios que a solução é divisão, sempre que pegar um novo, já saberá que a resposta é dividir. Porém, fazendo diversos problemas que envolvem multiplicação, divisão ou adição, te obriga a pensar qual estratégia é melhor naquela questão. Da mesma maneira que você terá que raciocinar na prova.

3. Faça resumos
Estudos mostram que guardamos mais as informações quando escrevemos do que quando digitamos. Passe a limpo as anotações mais importantes feitas em aula para que ela se reforce na memória.

4. Você merece um agrado!
Um chocolate, uma volta no quarteirão, uma olhada no feed do Instagram, ou sei lá, qualquer coisa que te faça bem! Saber que temos algo bom nos esperando no final daquele bloco de estudos, nos motiva a estudar com mais vontade.

5. Leve seu sono a sério
Eu sei que pode ser tentador memorizar aquela lista de equações durante a noite. A verdade é que dificilmente uma pessoa que vire a noite para uma prova, vai gabaritá-la. Na realidade, não dormir afeta diretamente suas funções cognitivas de forma negativa além de aumentar sua sensibilidade para o estresse. Então, na semana de uma prova, tente manter as 8 horas de sono em dia.

PUBLICIDADE