Whatsapp
Em 07/08/2018 15h40

Atualidades ENEM: 100 anos Mandela e Copa do Mundo Rússia

Enem

O professor de Atualidades, Orlando Stiebler, fez uma aula sobre os assuntos: O Centenário de Mandela e a Copa do Mundo da Rússia sob outra perspectiva. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Saber o que está rolando no Brasil e no mundo é crucial para os candidatos do ENEM e vestibulares. Por isso, preparamos uma aula sobre o Centenário de Nelson Mandela e a Copa do Mundo da Rússia.

No dia 18 de julho, Nelson Rolihlahla Mandela completaria 100 anos de vida. Ativista dos Direitos Humanos e o primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela se tornou um símbolo mundial e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Seu governo na África do Sul durou 5 anos (1994-1999), mas antes disso, durante 20 anos, ele dirigiu uma campanha pacífica e sem o uso de armas contra o governo sul-africano e suas políticas racistas. 

Iniciando em 1962, Mandela foi condenado a 27 anos de prisão por delitos políticos. Depois de anos lutando de forma não-violenta, o ativista começou a acreditar que somente as forças armadas poderiam ajudar a ter sucesso em seus protestos para a mudança do governo africano.

Olimpíadas e Copas do Mundo são eventos que envolvem culturas mundiais que se unem por um só objetivo: o esporte. O esporte desenvolve um papel importantíssimo relacionado à inclusão social. Não há diferenças de cor, sexo, idade e classe social enquanto se está praticando esportes.

PUBLICIDADE
Artigos Relacionados
Os 100 anos do Tratado de Versalhes pode aparecer em questões de vestibular e Enem. Entenda o contexto do Tratado e suas consequências para a Alemanha e Europa.
Veja as notícias mais importantes de agosto de 2018 e chegue preparado para a prova de Atualidades dos vestibulares e Enem 2018. Clique nos links para saber mais sobre as notícias do Brasil e do mundo.
Professor Orlando Stiebler aborda a questão das armas nos Estados Unidos e a Rússia na contemporaneidade.
No ano em que se completam 100 anos do nascimentos de Nelson Mandela, alguns aspectos da vida dele podem cair nas provas do Enem. Além disso, as repercussões da Copa do Mundo são outras possibilidades. Confira neste videoaula.
Esta aula online e gratuita de Atualidades abordará dois temas chave: acordo FARC e Colômbia e a crise na Síria. O Enem é composto de provas contextualizadas, que trazem desde questões envolvendo datas comemorativas até mesmo os últimos acontecimentos.
Saiba o que aconteceu no Brasil e no mundo neste mês de novembro no canal Atualidades do Brasil Escola. O mês foi bastante movimentado por causa da transição no governo brasileiros e das eleições legislativas nos EUA..
Veja como as fake news podem prejudicar os estudantes na preparação para o Enem e Vestibulares. É essencial estar em contato com assuntos atuais, mas nem tudo que é publicado, especialmente nas redes sociais, é verdade.
O feminicídio é um crime que tem se repetido e apresenta crescimento no Brasil. O assassinato de mulheres é notícia diariamente pelo país e pode ser assunto cobrado nos Vestibulares e Enem. Saiba mais sobre este tipo de crime e como ele pode ser evitado.