Atualidades ENEM: 100 anos Mandela e Copa do Mundo Rússia

O professor de Atualidades, Orlando Stiebler, fez uma aula sobre os assuntos: O Centenário de Mandela e a Copa do Mundo da Rússia sob outra perspectiva.

Saber o que está rolando no Brasil e no mundo é crucial para os candidatos do ENEM e vestibulares. Por isso, preparamos uma aula sobre o Centenário de Nelson Mandela e a Copa do Mundo da Rússia.

No dia 18 de julho, Nelson Rolihlahla Mandela completaria 100 anos de vida. Ativista dos Direitos Humanos e o primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela se tornou um símbolo mundial e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Seu governo na África do Sul durou 5 anos (1994-1999), mas antes disso, durante 20 anos, ele dirigiu uma campanha pacífica e sem o uso de armas contra o governo sul-africano e suas políticas racistas. 

Iniciando em 1962, Mandela foi condenado a 27 anos de prisão por delitos políticos. Depois de anos lutando de forma não-violenta, o ativista começou a acreditar que somente as forças armadas poderiam ajudar a ter sucesso em seus protestos para a mudança do governo africano.

Olimpíadas e Copas do Mundo são eventos que envolvem culturas mundiais que se unem por um só objetivo: o esporte. O esporte desenvolve um papel importantíssimo relacionado à inclusão social. Não há diferenças de cor, sexo, idade e classe social enquanto se está praticando esportes.

PUBLICIDADE