Escrever corretamente, não fugir do tema, interpretar informações, argumentar, mostrar soluções, ter coesão e coerência. São essas as competências básicas exigidas para a construção de uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi utilizando desses artifícios que a estudante Isadora Lasmar Savaget, de 17 anos, atingiu nota máxima na redação do exame. Em sua produção textual, disponível na figura abaixo, ela obteve 1000 pontos ao discorrer sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
De acordo com a banca examinadora o texto “apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações” além de “elaborar excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.” Isadora fez o Enem quando era estudante do Colégio Santa Marcelina, de Belo Horizonte. Foi com a nota no exame que ela conseguiu vaga no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, o qual cursa atualmente.
Isadora ficou surpresa com o desempenho obtido, apesar de ter estudando bastante ao longo do ano com aulas em período integral. Para ela existe um estilo de texto que agrada a banca corretora. "Além de ser fundamental compreender a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, é muito válido reler as redações de nota mil dos Enem passados, pois é possível perceber mais ou menos um "modelo", um estilo de redação que conquista os corretores", comentou a estudante.
Além disso, Isadora lembra a importância de se produzir textos ao longo dos meses de estudo. “Creio que também somam muitos pontos mostrar conhecimento sobre diversas áreas como história, ciência e tecnologia, e fazer uso de conectores, principalmente entre parágrafos. Treinar bastante é também indispensável, ao longo do ano é bom fazer redações sobre os mais diversos temas, com foco no controle do tempo. Por último, é preciso se manter atualizado sobre as notícias do Brasil e do mundo”, explica.
A maioria dos participantes desta edição obteve nota de 501 a 600 pontos (27,9%) e apenas 0,9% dos estudantes alcançaram resultado acima de 900. Veja no gráfico abaixo:
Clique na imagem para ampliar
A visualização dessa avaliação foi possível porque os espelhos das correções das redações do Enem 2013 foram disponibilizadas no dia 2 de abril, para consulta pedagógica. Confira a sua correção aqui. Para ter mais dicas sobre como escrever uma boa redação acesse o nosso artigo Redação, sem susto e também o Guia do Participante – Redação do Enem, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Também tirou nota 1000? Envie seu texto para vestibular@brasilescola.uol.com.br
Por Jéssica Gonçalves