Topo
pesquisar
Em 14/04/2014 14h58 , atualizado em 16/04/2014 13h26

Veja exemplo de redação nota 1000 no Enem 2013

Notícias

Brasil Escola disponibiliza uma das redações que obtiveram nota máxima no exame. Por Jessica Gonçalves Pereira
PUBLICIDADE

Escrever corretamente, não fugir do tema, interpretar informações, argumentar, mostrar soluções, ter coesão e coerência. São essas as competências básicas exigidas para a construção de uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi utilizando desses artifícios que a estudante Isadora Lasmar Savaget, de 17 anos, atingiu nota máxima na redação do exame. Em sua produção textual, disponível na figura abaixo, ela obteve 1000 pontos ao discorrer sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

 


Clique na imagem para ampliar

De acordo com a banca examinadora o texto “apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações” além de “elaborar excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.” Isadora fez o Enem quando era estudante do Colégio Santa Marcelina, de Belo Horizonte. Foi com a nota no exame que ela conseguiu vaga no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, o qual cursa atualmente.

Isadora ficou surpresa com o desempenho obtido, apesar de ter estudando bastante ao longo do ano com aulas em período integral. Para ela existe um estilo de texto que agrada a banca corretora. "Além de ser fundamental compreender a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, é muito válido reler as redações de nota mil dos Enem passados, pois é possível perceber mais ou menos um "modelo", um estilo de redação que conquista os corretores", comentou a estudante. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, Isadora lembra a importância de se produzir textos ao longo dos meses de estudo. “Creio que também somam muitos pontos mostrar conhecimento sobre diversas áreas como história, ciência e tecnologia, e fazer uso de conectores, principalmente entre parágrafos. Treinar bastante é também indispensável, ao longo do ano é bom fazer redações sobre os mais diversos temas, com foco no controle do tempo. Por último, é preciso se manter atualizado sobre as notícias do Brasil e do mundo”, explica. 

A maioria dos participantes desta edição obteve nota de 501 a 600 pontos (27,9%) e apenas 0,9% dos estudantes alcançaram resultado acima de 900. Veja no gráfico abaixo: 

Clique na imagem para ampliar 

A visualização dessa avaliação foi possível porque os espelhos das correções das redações do Enem 2013 foram disponibilizadas no dia 2 de abril, para consulta pedagógica. Confira a sua correção aqui. Para ter mais dicas sobre como escrever uma boa redação acesse o nosso artigo Redação, sem susto e também o Guia do Participante – Redação do Enem, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Também tirou nota 1000? Envie seu texto para vestibular@brasilescola.uol.com.br

Por Jéssica Gonçalves 

 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola