Após um ano de discussões sobre novas formas de ingresso nos seus cursos de graduação, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça-feira, 23 de junho, a adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Das 11.057 vagas oferecidas no próximo Vestibular, 1.499 serão reservadas para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inscritos no Sistema, o equivalente a 13,5% do total. São 423 para cursos da área de Ciências Exatas e Tecnologia, 348 para a área de Ciências Biológicas e 728 para Humanidades.
Confira a tabela de cursos e vagas
Das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, 7 não disponibilizaram vagas para o SiSU, inclusive a Faculdade de Medicina (FM). Por outro lado, das 100 vagas ofertadas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), 10 serão reservadas para o Sistema.
A Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) também não aderiram ao programa, já que suas seleções contam com provas de habilidades específicas.
Mesmo com a adesão, o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) será mantido. Já a forma de compatibilização dos resultados dos candidatos aprovados no SiSU e Fuvest ainda será definida pela Pró-Reitoria de Graduação, mas as notas obtidas no Vestibular serão privilegiadas.
As outras 9.558 oportunidades serão preenchidas pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Segundo a instituição, sua participação no SiSU será em caráter experimental.
Por Wanja Borges
*Com informações da Assessoria de Imprensa da USP