Unifap estuda bonificação no Enem para estudantes do Amapá

Proposta quer conceder bônus de 40% para estudantes que cursaram todo o ensino médio no estado.
Em 01/03/2019 12h02 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: UNIFAP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) estuda a adoção de um bônus na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vestibulandos que fizeram o ensino médio em escolas do Amapá. O assunto foi tratado em reunião realizada na última quarta-feira, 27 de fevereiro.

O reitor da Unifap, Júlio Sá, se reuniu com professores, pais de alunos, diretores de cursinhos e de escolas públicas e privadas e representantes da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. Também participaram do encontro a vice-reitora, Simone Delphim, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elda Araújo.

Proposta

Na reunião, foi discutida a possibilidade de aplicar um bônus de 40% na pontuação do Enem dos candidatos do Processo Seletivo (PS) que estudaram todo o ensino médio no Amapá, seja em escola pública ou privada. Atualmente, o critério de ingresso do vestibular da Unifap é o desempenho nas duas últimas edições do Enem.

Pela proposta, um estudante do Amapá com nota 700 no Enem concorreria a uma vaga na Unifap com média 980. A bonificação daria uma grande vantagem aos estudantes do Amapá, que estariam “perdendo” vagas para estudantes de outros estados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A proposta também é apoiada pelos deputados federais Acácio Favacho (PROS/AP) e Camilo Capiberibe (PSB-AP). Facacho enviou ao reitor uma proposta de bonificação de 30%, enquanto Capiberibe pediu um bônus de 25%.

De acordo com o reitor Júlio Sá, caso seja aprovada, a bonificação também atenderá estudantes de municípios circunvizinhos ao Amapá, como Afuá, Breve, Chaves, Monte Dourado, Almeirim, entre outros.

Outras universidades

A bonificação no Enem para estudantes do estado ou da região já é aplicada em algumas universidades federais, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, como a do Rio Grande do Norte (UFRN), Pará (UFPA), Alagoas (UFAL) e Pernambuco (UFPE).

A aplicação do bônus regional vai contra um dos objetivos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é a mobilidade acadêmica.