Whatsapp
Em 27/09/2021 12h54

Com novo curso, UFPA anuncia vagas e regras do PS 2022 via Enem

Notícias

Edital sairá nos próximos dias e inscrições devem começar no mês de outubro. Por Lorraine Vilela Campos
PS 2022 da UFPA é exclusivo para quem se inscreveu no Enem 2021
PS 2022 da UFPA é exclusivo para quem se inscreveu no Enem 2021
Crédito da Imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou a oferta de 7.334 vagas regulares (a todos os candidatos) e 197 oportunidades adicionais para pessoas com deficiência no Processo Seletivo (PS) 2022. Com edital previsto para os próximos dias e início de inscrições para outubro, a instituição já adiantou as regras e novidades da seleção. 

O PS 2022 será exclusivo para os candidatos que tiverem feito suas inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, já que tal pontuação será utilizada para avaliação. 

As inscrições do PS 2022 da UFPA serão somente on-line e a taxa ficou definida em R$ 60. Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e bolsistas integrais de colégios particulares poderão pedir a isenção do valor. 

Novo Curso

A UFPA traz um novo curso para o PS 2022: Engenharia Costeira e Oceânica, em Salinópolis. O curso é inédito na região amazônica e terá oferta de 50 vagas regulares e uma adicional para pessoa com deficiência. 

Reoferta imediata

Outra novidade do PS 2022 é a reoferta imediata das vagas que não forem preenchidas e que não tiverem lista de espera. Com isso, oportunidades que ficarem ociosas voltarão ao sistema imediatamente e permitirão que o candidato aprovado e não classificado possa se inscrever para vaga remanescente de outro curso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reoferta das vagas ociosas será além das repescagens tradicionais do PS, o que ampliará a possibilidade de ingresso na UFPA.

Bônus

O bônus regional de 10% na nota do Enem continua no PS 2022. A opção deve ser feita ainda na inscrição da seleção. 

A bonificação é exclusiva para quem fez todo o ensino médio em escolas localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (mesmo que durante a pandemia o ensino tenha sido remoto). 

Cotas

Por ser uma instituição federal, a UFPA deve obrigatoriamente reservar o mínimo de 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Dentro das cotas de escolas públicas, a universidade reservará parte das oportunidades para pretos, pardos e indígenas (cotas PPI); estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência (PcD).

Além das cotas de escolas públicas, cada curso da UFPA terá uma vaga adicional para pessoa com deficiência, independente de seu percurso escolar.

Mais informações pelo site da UFPA.

Relacionados
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2022. O vestibular oferece 7.531 vagas.
Está disponível o resultado do Vestibular 2021 EaD via Enem da UFPA. Seleção teve oferta de 627 vagas regulares e 34 adicionais.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES