SiSU 2023/2: aprovado em 1º lugar em Medicina na UFRJ dá dicas de estudo

Estudante de Brasília organizou uma rotina de estudos que incluiu atividades como ida à academia e saída com amigos
Em 28/06/2023 14h43 , atualizado em 28/06/2023 15h29 Por Silvia Tancredi

 Lucas Rodrigues
Lucas Rodrigues cursa Medicina na UnB e passou para o mesmo curso na UFRJ
Crédito da Imagem: Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ter uma rotina de estudos bem planejada. Essa é a dica de Lucas Rodrigues, 18 anos, de Brasília (DF), que passou no SiSU 2023/2 em 1º lugar para Medicina na UFRJ. O resultado saiu ontem, 27 de junho.

No final de fevereiro, o jovem passou para Medicina na Universidade de Brasília (UnB), onde está concluindo o primeiro ciclo do curso. Ele ainda está avaliando se vai mudar-se para o Rio de Janeiro.

"Estou analisando junto com minha família os pontos positivos e negativos para decidir nesse curto período de matrícula, afinal são muitas possibilidades e opções. Espero que, no futuro, eu tenha feito a escolha certa.", comenta.

Rotina de estudos

Quando resolveu organizar um rotina de estudos para o Enem, Lucas também analisou a sua própria rotina e identificou quais eram as suas atividades obrigatórias da semana, como ir para aula, almoço, academia, consultas médicas, etc.

"Ao entender a minha própria rotina e atividades e colocá-las em mente, eu estimava quantas horas por dia teria para os estudos de vestibulares e Enem. Tinha uma ideia de quanto tempo levava para cada capítulo, desde a leitura e execução dos exercícios", exemplifica.

O brasiliense lembra que sempre se organizava para ver o conteúdo teórico e depois focar 60% do tempo em resolver questões, de preferência, das provas que tinha interesse.

"O resultado de ter uma rotina de estudos planejada para o Enem já vinha se mostrando nos simulados que eu fazia, pois sempre conseguia boas colocações", comemora.

Leia também: Enem 2023 fazer simulado ajuda a estudar para exame educacional

Um ponto que deixou Lucas apreensivo durante a preparação para os vestibulares e o Enem foi a vontade de fazer tudo e ser tudo. Ele queria participar de olimpíadas, debates, simulações, Organizações Não Governamentais (ONGs), aplicação para universidades no exterior e, ainda sim, obter um excelente resultado na escola e ir para a academia semanalmente.

No início, o estudante achou que conseguiria lidar com tudo, mas percebeu que não é possível. Ele lembra que ficou cansado e acabou deixando algumas atividades de lado e precisou regular a frequência de outras.

Mas mesmo com a rotina puxada, atividades que dão prazer não foram deixadas de lado, "Apesar de parecer pesado, não deixei (pelo menos tentava) de sair com meus amigos para festas e encontros e também mantive uma rotina de treinos na academia minimamente constante", lembra.

A rotina de Lucas era cansativa, muitas vezes ele acabava indo dormir tarde mas, de acordo com o brasiliense, feliz por ter rendido o dia de estudos e cumprido seus objetivos.

"A chave foi me aceitar como um humano, que não conseguiria dar conta de tudo e, ainda sim, fui aprovado no final. Quando eu entendi que não era invencível e que teria que filtrar muita coisa da minha rotina, tudo ficou mais leve", comemora Lucas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular x Enem

Lucas Rodrigues é primeiro lugar em Medicina na UFRJ pelo SiSU 2023/2

Lucas mora em Brasília e, assim como alguns outros alunos do ensino médio do Distrito Federal, sempre focou no Programa de Avaliação Seriada (PAS), o vestibular seriado da Universidade de Brasília (UnB). 

Nos primeiros dois anos do ensino médio, o estudante fez cursinho duas vezes por semana após as aulas, que eram de manhã. "Consegui ir bem nas etapas do PAS enquanto fazia alguns simulados do Enem junto de redações semanais intercalando para as duas provas".

Durante esse período, chegou a deixar o Enem em segundo plano até o terceiro ano do ensino médio. Já nesse ano, mudou-se para uma escola semi-integral (Colégio Pódion), na qual não precisava fazer nada por fora.

"Esse tempo que eu tive extra com os professores disponíveis era muito bom para interagir com eles e absorver melhor os conteúdos, que às vezes parecem infindáveis", recorda-se.

Lucas lembra que fez o Enem antes das outras provas do vestibular e acabou sendo a que mais rendeu mesmo não focando tanto no Enem. 

"A constância do meu processo e minha capacidade de planejamento de estudos para o Enem/SiSU 2023 foram cruciais para que, no final, tudo desse certo. Muitas vezes, pensei que não fosse conseguir, pela concorrência, e sim, por um tempo, isso me abalou. Apesar dessa fase, entendi, dentro da minha individualidade, que dependia de mim, e não dos outros", afirma.

Dicas de estudo para o Enem 2023

As dicas de estudo para o Enem, repassadas por Lucas, envolvem conhecer a prova e separar o conteúdo que será cobrado. Na opinião do estudante de Medicina, estudar para o exame educacional é muito mais simples do que estudar para vestibulares.

"O Enem é uma prova de previsibilidade alta, que muitas vezes repete questões reescritas e permite ao estudante se preparar para elas", analisa.

Confira abaixo as dicas de estudo de Lucas Rodrigues para o Enem 2023:

  • Conheça a prova

  • Separe o conteúdo cobrado em um documento

  • Estabeleça um planejamento inicial

  • Crie uma rotina de estudos 

  • Estime o tempo que vai gastar nos estudos

  • Faça provas anteriores do Enem (inclusive do Enem PPL e Enem Libras)

  • Resolva exercícios nas horas vagas e aos finais de semana

  • Revise o conteúdo da questão que errou

  • Entenda que você não é igual a ninguém e perceba o que dá certo para você

  • Preste atenção à sua alimentação, saúde mental, física e, principalmente, ao sono

Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Os estudantes deverão produzir uma redação e responder 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Saiba tudo sobre o Enem 2023