Democracia é uma palavra de origem grega, “Demos” significa povo e “Kratos” significa poder. Mas, esse conceito possui uma história complexa, principalmente no Brasil, o que abre uma gama de possibilidades enorme para as formas de cobrá-lo em questões do Enem.
Para você não passar por apuros nas questões sobre democracia e não parecer que estão falando grego com você na prova do Enem, preparamos um resumo sobre democracia e Enem.
Conversamos com professores especialistas nesses assuntos, Renê Araújo do Curso Anglo e Murilo Medici do Colégio Poliedro, para coletarmos as melhores dicas, confira:
Como democracia é cobrada no Enem?
Compreender de que forma a democracia é cobrada nas questões do Enem e quais assuntos são os mais recorrentes (pelos menos nos últimos anos) é essencial para se preparar para prova.
O professor Renê Araújo afirma que as perguntas relacionadas à democracia, geralmente, abordam aspectos mais gerais, como a participação política, a conquista de direitos ou as configurações de um regime democrático. Ele também ressalta a importância da relação entre democracia e o conceito de cidadania.
Melhores fontes para estudar democracia no Enem
Agora, que já sabemos o que é cobrado, é preciso saber as melhores fontes de informação, quais pensadores tratam do assunto. Confira a resposta do professor Renê:
“Um dos principais estudiosos do tema é o pensador italiano Norberto Bobbio, cuja vasta obra foi muito importante para o debate acerca da democracia, sendo uma grande referência para o estudo da ciência política. Outro autor que vale a pena ser lido é o Marcos Nobre, que tem se dedicado a decifrar e entender a fundo a democracia brasileira."
O educador também cita fontes como filmes documentais, por exemplo "Quem me representa?" e "Paradoxos: 30 anos de democracia e direitos humanosno Brasil", ambos disponíveis no YouTube. Além disso, ele ressalta a qualidade dos materiais presentes nos sites do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Tipos de democracia
Cada país tem um sistema democrático que funciona de certa forma, quais tipos de democracia existem? Qual delas temos no Brasil?
O professor, Renê Araújo, conta que a demoracia nasceu na Grécia Antiga, na cidade de Atenas. Entretanto, o modelo utilizado pelo atenienses era bem diferente dos que conhecemos hoje em dia.
Ainda de acordo com o professor, os atenienses praticavam a democracia direta, o que significa que os cidadãos participavam diretamente, iam aos debates, votavam temas de interesse público entre outros aspectos.
Já a democracia contemporânea, é, na maior parte das vezes, um sistema representativo, ou seja, os cidadãos elegem representantes para que esses governem de acordo com a vontade dos eleitores.
Outro modelo existente é a democracia participativa, ela existe quando existem ferramentas de aumentar a participação popular na tomada de decisões. Sobre o Brasil, o professor disse que o sistema instaurado é a democracia representativa, apesar de haver mecanismos na constituição de 1988, como plebiscitos e referendos, que podem aproximar o país de um Democracia participativa.
Quais avanços a democracia trouxe?
A democracia traz muitas mudanças sociais, podemos observar isso na história brasileira, mas quais são os principais avanços que já ocorreram?
O Coordenador Pedagógico do Poliedro Colégio, Murilo Medici, diz que desde o estabelecimento do regime democrático no Brasil muitas conquistas aconteceram. Como primeiros exemplos, o professor cita "uma melhoria geral dos indicadores sociais, como a queda da mortalidade infantil, o aumento da expectativa de vida e o aumento do acesso à educação".
Murilo também ressalta a conquista da liberdade de expressão, do direito de desenvolver organizações civis e da permissão de se criar partidos políticos. O professor comenta que todas essas conquistas se relacionam com a promulgação da constituição de 1988, apelidada de constituição cidadã.
Outros avanços dignos de nota do coordenador foram: a criação do Sistema único de Saúde (SUS) e a expansão da rede pública de ensino, feitos também relacionados aos princípios da carta magna brasileira. O professor também citou a defesa dos direitos das comunidades tradicionais (como os indígenas e os quilombolas), direito da população LGBT, combate ao racismo, defesa do meio ambiente, aumento da transparência nos gastos públicos e combate à corrupção.
Democracia, Enem e atualidades
E atualmente, como a Democracia pode ser abordada na prova do Enem? Murilo Medici diz:
Questões sobre democracia que caíram no Enem
Aqui estão alguns exemplos de questões sobre democracia quecaíram no Enem recentemente:
Transformações digitais na democracia
Assim como a democracia, a internet mudou a forma do mundo se organizar e trouxe transformações sociais profundas, mas como esses dois assuntos se relacionam?
Murilo Medici reconhece a complexidade e a dialética dessa relação, mas apresenta dois pontos que exemplificam esse tema de forma mais simples. Primeiro, ele comenta da democratização da informação, consequência dos smartphones e das redes de dados móveis, que podem, por exemplo, interferir numa situação de violência policial. Fazendo valer os direitos do cidadão com mais eficácia.
Entretanto, ele ressalta o crontrole das Big Techs (grandes empresas de tecnologia) sobre o debate público. Segundo o professor, o funcionamento dos algoritmos é obscuro e tem a capacidade de estimular as fake news e radicalizar os embates políticos. Nesse momento, Murilo afirma a importância da regulação dessas empresas para a continuidade e o avanço das democracias contemporâneas.
Democracia na redação do Enem
E no caso de o tema da redação ser sobre democracia, quais citações são as melhores opções para pôr na prova do Enem? Veja a resposta do professor de filosofia Renê Araújo: