3 meses para o Enem 2023: confira dicas de como se preparar para as provas

Faltam 3 meses para as provas do Enem 2023. Fique por dentro de dicas para ajudar no processo de preparação para o exame
Em 05/08/2023 00h05 , atualizado em 05/08/2023 07h13 Por Tiago Vechi

Mulher feliz e lendo, enquanto está sentada em uma pilha de livros com uma ceu azul claro com nuvens no fundo
Provas do Enem 2023 acontecem em dois domingos consecutivos em novembro.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltam três meses para as provas do Enem 2023. A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 5 e 12 de novembro. 

Estudar para o Enem traz desafios que podem parecer insuperáveis, mas não se assuste, existem muitas formas de enfrentá-los e conseguir resultados satisfatórios.

Para te ajudar a se preparar para o Enem 2023 faltando três meses, conversamos com Pedro Rocha, diretor de ensino da Rede Pensi.

Confira: 10 possíveis temas de redação para o Enem 2023

Rotinas para estudar para o Enem 2023

Uma das primeiras coisas que precisa ser estabelecida é a sua rotina de estudos. Você deve reservar horários e locais específicos apenas para estudar, isso te ajuda a ter constância no seu desenvolvimento para o Enem.

O diretor afirma que não há “receita de bolo pronta e nem fórmula mágica” que se adapte a todos os alunos que estudam para o Enem.

Isso porque pessoas de muitas realidades diferentes fazem essa prova. Pedro Rocha disse que é fundamental os alunos terem auto-conhecimento para traçar uma estratégia focada nas suas dificuldades, a fim de resolvê-las.

Estudar para o Enem 2023 escapando do nervosismo

Outro ponto importante é evitar o nervosismo para a prova, veja o que pensa o educador sobre o assunto: 

Estudar para o Enem 2023 para superar dificuldades

Identificar os pontos que você precisa melhorar é essencial para melhorar seus resultados enquanto estuda para o Enem. Segundo o diretor, a melhor maneira de superar as dificuldades é simulando a prova do Enem.

Você pode conseguir provas antigas do Enem e fazer simulados, utilizando o mesmo tempo que terá na prova.

Dessa forma, é possível registrar seus erros e acertos em cada disciplina e assunto, com o intuito de identificar o que mais precisa ser estudado.

Outra dica essencial do Pedro é conhecer o edital profundamente para criar um plano de estudo individualizado e ciente de tudo que pode aparecer na prova.

Como estudar para o Enem

Perguntamos ao professor o que era melhor estudar sozinho ou em grupo, veja o que ele respondeu:

“Isso pode variar de estudante para estudante e também do que se estuda. De modo geral, podemos dizer que o estudo em grupo (quando um aluno ensina o outro) é uma excelente forma de retenção de conhecimento, bastante superior ao estudo puramente positivo. De todo modo, o treino individualizado simulando o concurso é fundamental na preparação. Destaque, sobretudo para a prova de redação, onde o aluno precisa criar um grande arcabouço teórico e técnico para essa parte da prova.”

Pedro Rocha, diretor de ensino da Rede Pensi

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estratégias de estudos para o Enem 2023

Ter estratégias de realização de prova pode fazer uma grande diferença na sua nota, ainda mais no Enem, que possui muita complexidade na elaboração e na correção da avaliação. Por isso, ao estudar para o Enem é preciso ter essas estratégias em mente. 

Pedro Rocha diz que saber as áreas de conhecimento de maior facilidade e começar por elas é um bom método de início de prova. Assim como, gerenciar o tempo, principalmente por conta do grande volume de questões e a redação, no primeiro dia.

Também é muito útil conhecer os comandos típicos do Enem para aprender a tomar as decisões certas baseando-se no conhecimento da prova. Segundo o diretor, essas estratégias certamente irão potencializar o seu estudo no Enem.