Whatsapp
Em 06/02/2013 08h30 , atualizado em 06/02/2013 09h29

Redações corrigidas do Enem 2012 já podem ser consultadas

Notícias

Pela primeira vez correção pode ser vista pelo candidato; recursos não são aceitos pelo MEC. Por Dayse Luan
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, a correção das redações da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 4 de novembro do ano passado.

Veja as produções
Aprovou a correção da sua redação no Enem 2012?

"Movimento imigratório para o Brasil no século XXI", esse foi o tema da redação que ocorreu no segundo dia do exame, juntamente com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

No primeiro dia os candidatos responderam as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), no total de 90 questões. Veja a correção comentada.

De acordo com o Inep, 4.113.558 redações foram corrigidas, sendo que 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. O resultado do Exame, com as notas de todas as provas, foi publicado em 28 de dezembro de 2012 para os mais de 4 milhões de participantes.

Correção

As redações foram avaliadas por dois corretores, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Em caso de discrepância superior a 200 pontos, um terceiro corretor ficou encarregado da nota. Persistindo a diferença, uma banca formada por três professores e presidida por um doutor concedeu a nota final, que varia de 0 a 1.000 pontos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há as seguintes possibilidades para zerar a redação: não atender a proposta solicitada ou não a escrever no modelo dissertativo-argumentativo; ficar em branco; tiver menos de sete linhas; tiver trechos com cópia da coletânea ou das questões; tiver impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

Edição 2012

Pela primeira vez, o Ministério da Educação (MEC) liberou essa consulta. Isso se deu em razão de nos últimos anos ter aumentado a insatisfação dos candidatos com as notas obtidas e de várias tentativas de recursos. Porém, a revisão das notas não é prevista pelo MEC, aqueles que tentam o fazem pela justiça.

Com o intuito de melhorar as correções, e também de haver menos erros e reclamações, o MEC alterou a maneira de corrigir os textos. Além disso, divulgou para a edição de 2012 do Enem um Guia do Participante, com dicas e todas as explicações necessárias. Mais detalhes pelo 0800 616161.

Por Dayse Luan

Relacionados
Exame de abril foi cancelado e provas devem ser aplicadas somente em novembro.
Decisão é uma reação à divulgação de redações nota 1.000 com erros de português.
Inep quer aumentar punição para textos que debocham do processo de correção.
Comentário Redação Enem 2012
Maior nota possível em uma das quatro provas objetivas foi 955,2 pontos em Matemática.
Estudantes querem ver a prova antes da abertura das inscrições para o SiSU 2013/1.
Manual apresenta o complexo método de correção das questões objetivas.
Oscar Costa Filho já propôs 11 ações judiciais contra Enem e SiSU desde 2010.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES