Whatsapp
Em 28/12/2012 13h52

MEC divulga guia para explicar cálculo da nota do Enem

Notícias

Manual "Entenda a sua nota do Enem" apresenta o complexo método de correção das questões objetivas. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 28 de dezembro, juntamente com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, um guia que explica como é feito o cálculo das notas das questões objetivas. O guia “Entenda a sua nota do Enem” contém 38 páginas e está disponível para download no link abaixo:

Baixe aqui o guia Entenda a sua nota do Enem

No manual, o participante do Enem pode conhecer a Teoria de Resposta ao Item (TRI), complexo método utilizar para determinar o valor de cada resposta dada pelo estudante. Na prova objetiva do Enem a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova realizada.

A TRI exige um conhecimento avançado de estatística e a utilização de recurso computacional. Os cálculos são realizados de forma independente por três grupos distintos de especialistas, todos profissionais com larga experiência na área e com formação em estatística, matemática e/ou psicometria. Por esses motivos é impossível que o participante calcule sua nota do Enem, mesmo verificando o gabarito oficial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O guia também informa que as questões que compõem a prova do Enem passam antes por um pré-teste e sua qualidade e seu nível de dificuldade são avaliados pela TRI. As questões reprovadas no pré-teste podem retornar para que sejam aperfeiçoadas, e as questões aprovadas ficam disponíveis no banco de itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), onde são separadas conforme o nível de dificuldade. Todas as provas do Enem são elaboradas com questões fáceis, intermediárias e difíceis.

O manual “Entenda a sua nota do Enem” explica apenas como são calculadas as questões das quatro provas objetivas. Em julho, o MEC divulgou o guia "A redação do Enem 2012", que apresentou os novos critérios de correção das redações e as cinco competências avaliadas na prova e fez uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Enem 2011.

Por Adriano Lesme

Relacionados
Saiba como calcular a sua média do Enem para participar do SiSU, ProUni e FIES. Ferramenta faz o cálculo da média do Enem com opção para colocar peso em cada uma das provas.
Entenda como é calculada a nota do Enem, que utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É possível saber quanto vale cada questão do Enem?
Maior nota possível em uma das quatro provas objetivas foi 955,2 pontos em Matemática.
Estudantes querem ver a prova antes da abertura das inscrições para o SiSU 2013/1.
Participantes poderão usar as notas para concorrer às vagas do SiSU 2013/1.
A Justiça Federal determinou que o INEP disponibilize as redações do Enem 2012.
Média exigida para participação no programa passou de 400 para 450 pontos.
Manual contém dicas valiosas de como elaborar uma boa redação no exame nacional.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES