Dicas de estudo para o Enem 2024 são de grande ajuda nessa reta final para o exame. É uma prova extensa, interdisciplinar e exige muita capacidade de leitura.
Com essas características em mente, conversamos com Francielle Cristina, professora na IntegralMind, e com Pedro Castellan, professor no Colégio Rio Branco (SP), para colher as melhores dicas de humanas e exatas para te auxiliar na preparação para a prova.
Principais conteúdos para o Enem 2024
Questionamos os professores sobre os principais assuntos que os alunos devem focar nesse período de preparação para o Enem 2024. Francielle afirma que é importante revisar os assuntos mais recorrentes a fim de dominá-los.
Ela ressalta a relevância de estar com a interpretação de texto e a matemática básica em dia. Além disso, ela lista as matérias relevantes para as provas de Ciências da Natureza:
-
Química: estequiometria, relacionada a todo o tipo de reações, pilhas e a interdisciplinaridade de orgânica com biologia;
-
Biologia: ecologia, zoologia e anatomia;
-
Física: óptica, cinemática e elétrica.
O professor Pedro também destaca a necessidade de interpretação e a interdisciplinaridade da prova do Enem e afirma que os temas das provas de Ciências Humanas conversam entre si. Para o exame de história, ele ressalta o sistema colonial e os acontecimentos do século XIX, como os movimentos nazifascistas e o fim da Segunda Guerra Mundial.
Além disso, o educador destaca o poder oligárquico da República Velha e as ditaduras varguista e militar.
Previsões de temas para o Enem 2024
Pedro cita que o Enem costuma cobrar temas relacionados a datas com “aniversários redondos”, ou seja, que completam anos terminados em zero. Ele destaca, na história do Brasil, os 200 anos da primeira Constituição brasileira, o movimento da Confederação do Equador, os 120 anos da Revolta da Vacina, os 90 anos da Constituição getulista de 1934 e os 60 anos do golpe de 1964.
Já na história geral, o professor recomenda atenção às questões ligadas aos 250 anos das Leis Intoleráveis (impostas pela Inglaterra às 13 colônias e que culminaram na independência dos Estados Unidos), os 110 anos da Primeira Guerra Mundial e os 50 anos da Revolução dos Cravos.
A professora Francielle recomenda atenção às questões que tenham como contexto a guerra da Ucrânia e os armamentos utilizados, em especial aqueles que são proibidos pelos países do Ocidente. Ela também cita questões de biologia relacionadas com a contaminação no Rio Sena.
Como estudar para o Enem 2024?
Por fim, pedimos dicas formas de estudo faltando menos de dois meses para a prova do Enem 2024. Ambos professores recomendam realizar provas dos anos anteriores, e Francielle ainda destacou a importância de revisar assuntos nos quais você encontre dificuldades.
O professor Pedro recomendou mais algumas atitudes:
-
Revise os conteúdos já estudados e com mais chances de cair este ano.
-
Crie mapas mentais para tornar visível o seu estudo.
-
Ao encontrar palavras desconhecidas nas provas do Enem, anote-as e pesquise sinônimos; monte um dicionário do Enem.