Em 15/05/2015 11h57

Provas do Enem 2015 vão começar 30 minutos depois do fechamento dos portões

Notícias

Objetivo é garantir uma melhor fiscalização de objetos não permitidos e identificação dos participantes Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá algumas novidades. Uma delas é um tempo de espera de 30 minutos entre o horário determinado para o fechamento dos portões dos locais de provas e o início do exame. Até o Enem do ano passado, os participantes começavam a fazer as provas no mesmo horário em que os portões eram fechados.

A partir do Enem 2015 os estudantes terão que chegar aos locais de provas às 13h, horário de Brasília, e esperar até as 13h30 para começar a responder as questões. Esse intervalo de tempo será usado pelos fiscais e seguranças para identificação dos participantes e verificação de objetos proibidos pelo edital do Enem.

Em edições anteriores, situações como passagem pelo detector de metais e subida de escadas fizeram com que alguns participantes entrassem na sala de prova com o exame em andamento. Com esse intervalo, todos os participantes estarão na sala de prova quando o fiscal abrir o malote com os cadernos de questões. 

O Ministério da Educação (MEC) também vai orientar os fiscais de sala a abrirem os malotes das provas somente às 13h30. No ano passado, o tema da redação do Enem vazou minutos antes das provas porque, provavelmente, um fiscal abriu antes das 13h, tirou foto da proposta de redação e enviou pelas redes sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cronograma

O cronograma do Enem 2015 foi anunciado ontem, 14 de maio, pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em coletiva de imprensa. As inscrições serão abertas no dia 25 de maio e encerrarão em 5 de junho. Os estudantes terão até as 20h59 para pagarem a taxa de inscrição, que passou de R$ 35 para R$ 63. Alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas não pagam. O edital com todas as regras será publicado na segunda-feira, 18 de maio.

As provas serão aplicadas no final de semana dos dias 24 e 25 de outubro. No sábado, os participantes terão que responder 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, as questões serão de Linguagens e Códigos e Matemática, além da redação.

Por Adriano Lesme

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES