O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023 irá ofertar 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. A informação foi divulgada na noite de ontem (23), pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições do ProUni 2023 serão abertas no dia 28 de fevereiro. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 03 de março.
Ao todo, são 14.346 cursos de graduação em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
Os candidatos interessados já podem realizar a consulta de opções de oferta na página do ProUni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Confira abaixo o quadro de vagas do ProUni 2023:
São Paulo é o estado com maior número de vagas para o ProUni 2023, com 58.832 mil bolsas totais. Em seguida, Minas Gerais irá ofertar 27.921 bolsas. O Acre é o estado com menos bolsas, com apenas 671.
Veja mais: Como funciona o ProUni
Quem pode participar do ProUni 2023
Para participar do ProUni 2023 é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2021 ou 2022.
Além disso, é preciso ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.
Seleção do ProUni 2023
Dentro de cada modalidade de concorrência e suas subdivisões deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem. Será priorizada a seguinte ordem:
-
professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
-
estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Leia como funcionam as cotas no ProUni
Cronograma ProUni 2023
-
Inscrições - 28 de fevereiro a 3 de março
-
1ª chamada - 7 de março
-
2ª chamada - 21 de março
-
Comprovação de informações da 1ª chamada - 7 a 16 de março
-
Comprovação de informações da 2ª chamada - 21 a 30 de março
-
Manifestação de interesse na lista de espera - 5 a 6 de abril
-
Resultado da lista de espera - 10 de abril
-
Comprovação das informações (lista de espera) - 10 a 19 de abril
-
Registro da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado na lista de espera - 20 de abril a 2 de maio
Para mais informações acesse o edital do ProUni.